Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Vereadora discute déficit habitacional e reintegrações de posse
Sílvia Morales lembrou que o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social deverá, em breve, vir a votação em plenário na Câmara Municipal de Piracicaba
Sílvia, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, lembrou do déficit habitacional da cidade é da ordem de 10 mil unidades
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A vereadora Sílvia Morales (PV), do "Mandato Coletivo a Cidade é Sua", em discurso na tribuna na noite desta quinta-feira (21), falou sobre os principais desafios da política habitacional na cidade e destacou que, em breve, o projeto de lei complementar 19/2020, que trata do novo Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), deverá vir para apreciação em plenário.
"Daqui algumas semanas o projeto de lei complementar estará neste plenário para nós analisarmos, aprovarmos, não aprovarmos, enfim. Então, reforço aqui a questão da habitação popular como um direito constitucional, como um direito humano previsto no artigo 6º da CF, e no Estatuto das cidades, que traz vários instrumentos relativos à questão habitacional, como por exemplo a regularização fundiária, as desapropriações, as operações urbanas e outros instrumentos a serem utilizados para que a habitação possa, realmente, de fato melhorar", disse a parlamentar.
Sílvia também destacou que, na cidade, existem 4 núcleos na iminência de reintegração de posse, o que representa, segundo a parlamentar, um universo de 1500 famílias, ou seja, cerca de 5 mil pessoas.
Sobre o tema, ela ainda falou sobre um requerimento de sua autoria, parcialmente respondido, e que pergunta ao Executivo se os terrenos em questão possuem dívidas junto à prefeitura e, se sim, qual o seu montante. Essas perguntas específicas sobre as dívidas, de acordo com a parlamentar, ainda não foram respondidas.
A parlamentar também destacou o processo de crescimento e adensamento dos núcleos urbanos informais na cidade, as favelas, que, segundo Sílvia passaram de 40 no ano de 2005 para 70 em 2021. Ela também frisou que, atualmente, o déficit habitacional de Piracicaba é de cerca de 10 mil unidades.
Sílvia também exibiu um vídeo com trechos da participação de Estevam Otero, professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que analisou o novo PMHIS, a pedido da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa, presidida por Sílvia, em audiência pública realizada em setembro deste ano.
Pinacoteca - A vereadora também demonstrou seu apoio ao movimento de artistas piracicabanos que pedem a manutenção do prédio da Pinacoteca municipal no local em que atualmente se encontra: "democracia é isso, é a discussão de todos esse projetos, ainda mais de um projeto desse porte, com toda a sociedade. Então, por que não trazer esse projeto para uma discussão, uma reunião pública, uma audiência pública? Já passou da hora da gente saber desse projeto. Democracia é isso, e eu reforço apoio a esse movimento SOS Pinacoteca", completou.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Aprovado o Programa de Fomento às Cadeias Produtivas Agropecuárias
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Atleta campeã panamericana de Kickboxing receberá moção de aplausos
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar