PL sobre fisioterapeutas durante partos é aprovado em segundo turno
Vereadora discute déficit habitacional e reintegrações de posse
Sílvia Morales lembrou que o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social deverá, em breve, vir a votação em plenário na Câmara Municipal de Piracicaba
Sílvia, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, lembrou do déficit habitacional da cidade é da ordem de 10 mil unidades
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A vereadora Sílvia Morales (PV), do "Mandato Coletivo a Cidade é Sua", em discurso na tribuna na noite desta quinta-feira (21), falou sobre os principais desafios da política habitacional na cidade e destacou que, em breve, o projeto de lei complementar 19/2020, que trata do novo Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS), deverá vir para apreciação em plenário.
"Daqui algumas semanas o projeto de lei complementar estará neste plenário para nós analisarmos, aprovarmos, não aprovarmos, enfim. Então, reforço aqui a questão da habitação popular como um direito constitucional, como um direito humano previsto no artigo 6º da CF, e no Estatuto das cidades, que traz vários instrumentos relativos à questão habitacional, como por exemplo a regularização fundiária, as desapropriações, as operações urbanas e outros instrumentos a serem utilizados para que a habitação possa, realmente, de fato melhorar", disse a parlamentar.
Sílvia também destacou que, na cidade, existem 4 núcleos na iminência de reintegração de posse, o que representa, segundo a parlamentar, um universo de 1500 famílias, ou seja, cerca de 5 mil pessoas.
Sobre o tema, ela ainda falou sobre um requerimento de sua autoria, parcialmente respondido, e que pergunta ao Executivo se os terrenos em questão possuem dívidas junto à prefeitura e, se sim, qual o seu montante. Essas perguntas específicas sobre as dívidas, de acordo com a parlamentar, ainda não foram respondidas.
A parlamentar também destacou o processo de crescimento e adensamento dos núcleos urbanos informais na cidade, as favelas, que, segundo Sílvia passaram de 40 no ano de 2005 para 70 em 2021. Ela também frisou que, atualmente, o déficit habitacional de Piracicaba é de cerca de 10 mil unidades.
Sílvia também exibiu um vídeo com trechos da participação de Estevam Otero, professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que analisou o novo PMHIS, a pedido da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa, presidida por Sílvia, em audiência pública realizada em setembro deste ano.
Pinacoteca - A vereadora também demonstrou seu apoio ao movimento de artistas piracicabanos que pedem a manutenção do prédio da Pinacoteca municipal no local em que atualmente se encontra: "democracia é isso, é a discussão de todos esse projetos, ainda mais de um projeto desse porte, com toda a sociedade. Então, por que não trazer esse projeto para uma discussão, uma reunião pública, uma audiência pública? Já passou da hora da gente saber desse projeto. Democracia é isso, e eu reforço apoio a esse movimento SOS Pinacoteca", completou.
Notícias relacionadas
Requerimento pergunta sobre condições do prédio da UPA da Vila Sônia
Requerimento questiona execução do convênio Respeito à Vida
Vereador quer informações sobre instalação do Areninha no Colina Verde
Requerimento tem novos questionamentos sobre o serviço UPA + LIVRE
Organização Gaia+ receberá moção de aplausos pelos 10 anos de atuação
Novembro Azul: vereador reforça importância de exames preventivos
Vereador critica transferência da Cadme para o Postão Municipal
Câmara aprova requerimentos sobre inundações em bairros de Piracicaba
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Projeto sobre permanência de fisioterapeuta durante partos é aprovado
Programa "Farmácia Solidária Pet" é aprovado em segunda discussão
Requerimento cobra informações sobre mudanças no transporte Elevar
Requerimento pede relação de eventos no Engenho Central
Vereadora reforça compromisso ambiental e agradece apoio nas eleições