EM PIRACICABA (SP) 13 DE ABRIL DE 2009

Vereadores comentam falecimento do deputado federal João Herrmann Neto

O falecimento do deputado federal João Herrmann Neto (PDT), na madrugada de domingo (12/03), em sua fazenda, no município de Presidente Alves, próximo a Bauru, em d (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Comunicação


O falecimento do deputado federal João Herrmann Neto (PDT), na madrugada de domingo (12/03), em sua fazenda, no município de Presidente Alves, próximo a Bauru, em decorrência de um edema pulmonar agudo, foi  lembrado por todos os vereadores de Piracicaba, que fizeram uso da tribuna na Reunião Ordinária desta segunda-feira (13/04).


O deputado, que foi prefeito de Piracicaba de 1977 a 1982, iniciou sua carreira política na Universidade de São Paulo - Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), onde se formou em Agronomia e foi presidente do  Centro Acadêmico (CALQ) no biênio 67/68, teve uma participação marcante na vida política e social de Piracicaba.


Seu mandato como prefeito foi considerado modelo de administração política e democrática, servindo de inspiração para outros governantes e tema de estudos de diversas teses acadêmicas em Universidades do Brasil, México, Portugal, França e Estados Unidos como modelo de democracia.


Em 1982 foi eleito pela primeira vez a deputado federal com 114 mil votos e  um dos articuladores  do movimento das "Diretas Já" que acelerou a transição democrática no Brasil, com seu  o voto colaborou para a eleição em 1985 de Tancredo Neves, primeiro Presidente civil pós-golpe militar.


Em seus cinco mandatos como deputado federal teve participação marcante em diversas ações humanitárias, sua atuação em favor da democracia  o levou também ao front de Kosovo; à luta contra o Apartheid na África do Sul; ao território brasileiro da Antártida; pela redemocratização do Peru, com a vitória de Alejandro Toledo e a ousada incursão no plebiscito do Timor Leste, onde também foi um dos observadores da ONU, participando ativamente do processo de elaboração da primeira Constituição daquele país.

 

Fórmula Um

 

Como presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, em 1985, pediu aos pilotos brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, que não participassem  do GP da África do Sul, no circuito de Kyalami, 20 kms  da prisão Pretória onde seria executado o poeta negro Benjamim Moloise, militante do Congresso Nacional Africano, condenado à morte pelo regime racista do Apartheid.

 

Na carta divulgada à imprensa, e enviada separadamente aos dois pilotos, João Hermann interpretava os apelos do movimento negro e de partidos progressistas do Brasil, antecipando "o especial apreço e regozijo do povo brasileiro", caso Ayrton e Nelson não corressem, porém ambos acabaram disputando a corrida.

 


Último mandato

 

João Herrmann, assumiu seu  último mandato em 6 de janeiro deste ano, após renúncia do deputado federal, Reinaldo Nogueira (PDT). Antes de se filiar do PDT, Herrmann foi do PMDB, PSB e PPS. O deputado lançou seu filho na política de Piracicaba, o ex-vereador Gustavo Ranzani Herrmann, que foi eleito por dois mandatos, de 2000 e 2004, tendo sido também Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

 


Reconhecimento


Emocionado ao  fazer uso da palavra, na reunião ordinária de hoje (13), o vereador Walter Ferreira da Silva, Pira (PPS), relembrou a trajetória política do deputado federal, que segundo ele  nasceu para ser político e terá seu nome marcado para sempre na história de Piracicaba.

"Acredito que João Herrmann, foi o prefeito mais querido pelo funcionalismo público", comentou o vereador que lembrou também que Herrmann foi o responsável pela verba da Petrobrás ao Projeto Beira Rio.


O vereador João Manoel dos Santos (PTB), lembrou entre outras coisas que foi João Herrmann o responsável pela implantação dos Centros Comunitários em Piracicaba e de sua luta nos tempos da ditadura militar, quando participou dos Congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE) e dos Palestinos.


O vereador Carlos Cavalcanti, Carlinhos (PPS) também considerou o passamento do deputado João Herrmann. Já o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) ratificou a figura de João Herrmann como uma pessoa que ousou enfrentar a elite dominante em Piracicaba, e as oligarquias políticas do Brasil.

O presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB) disse que em conversa com outros parlamentares, sustentará a iniciativa de denominar o parque da Rua do Porto em reverência ao nome do ex-deputado federal João Herrmann Neto.

 

 

Patrícia Sant Ana Amancio_MTb 24.154

Fotos: Martm Vieira Mtb 21.939

 

Câmara Legislativo

Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154

Notícias relacionadas