EM PIRACICABA (SP) 10 DE DEZEMBRO DE 2019

Wagnão destaca atuação de médica neurologista especialista em autismo

Parlamentar entregou, nesta segunda-feira, moção de aplausos à Deborah Kerches de Mattos Aprilante, pelos relevantes serviços prestados à sociedade.




Toque na imagem para aumentar

Deborah é graduada em medicina, pós-graduada em preceptoria e em transtorno do espectro autista

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




O vereador Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão (PHS), entregou, na noite desta segunda-feira (9), durante a 74ª reunião ordinária, a moção de aplausos 219/2019 para a médica neurologista da infância e adolescência Deborah Kerches de Mattos Aprilante, pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Deborah é graduada em medicina, pós-graduada em preceptoria no SUS (Hospital Sírio Libanês) e em transtorno do espectro autista pelo CBI of Miami. Cursou residência médica em pediatria e neuropediatria na Unesp de Botucatu.

A homenageada também possui o título de especialista em neurologia infantil e pediatria reconhecido pela MB (Associação Médica Brasileira e Conselho Regional de Medicina) e em pediatria pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

É preceptora do programa de residência médica de pediatria do município de Piracicaba, neuropediatra do projeto Capacita Angola Benguela, membro da SBNI (Sociedade Brasileira de Neuropediatria), membro da Abenepi (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil), membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), membro da Associação Francesa La Cause des Bébés e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Deborah é colunista do blog Mundo Mãe e gestora de uma página no Instagram, em que fala diretamente com as famílias, adolescentes e adultos com autismo, educadores, profissionais de saúde, não só de Piracicaba, mas de todo o Brasil e até de outros países, que frequentemente têm dúvidas e anseios sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e social e sobre a rotina das crianças e adolescentes, abordando assuntos diversos e esclarecendo dúvidas.

“Apaixonada pelas atividades que desenvolve, sempre busca se atualizar. Recentemente esteve em Harvard e no Hospital Pitiê Salpetriere, em Paris, se aprofundando sobre o autismo e só vê sentido na sua atuação pelo compartilhamento de seus conhecimentos”, contou Wagnão.

De acordo com o parlamentar, na neurologia infantil, as áreas que mais lhe atraem são as potencialidades do cérebro humano, neuropediatria, saúde mental e autismo. Desenvolve atividades focadas no espectro autista, entre elas cartilhas de orientações, textos para blogs, redes sociais e revistas. 

“Quando conheci a doutora Déborah ainda não era vereador, estava acompanhando uma pessoa na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Cristina. Por amor ao paciente e ao trabalho que realiza, ela deixou seu número pessoal para que, caso acontecesse alguma coisa, poderíamos contatá-la”, contou o vereador.

Ele disse que o trabalho que a médica realiza, de prestar assistência às famílias de pessoas autistas, vai além de suas responsabilidades profissionais. “Doutora Déborah vai muito além da sua função, se envolve, se emociona, se compromete e se entrega a uma missão que transforma a vida de tantas pessoas. Não é só a técnica, mas sim a forma como assumiu para si a dádiva de cuidar de crianças, com conhecimento e preparo, sobretudo com amor”, elogiou Wagnão.

Déborah disse que a homenagem é a todos os profissionais que abraçam causas como a de pessoas com espectro autista. “É uma honra estar recebendo essa moção. Hoje, temos o dever de lutar por uma sociedade mais empática e acolhedora, que luta contra rótulos e preconceitos. Isso é o que queremos para nossos filhos e todas as crianças e adolescentes”, afirmou. 

Wagner Oliveira Homenagem

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas