
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
De autoria de Capitão Gomes, projeto de lei que prevê o reconhecimento está em tramitação na Câmara.
Objetivo do projeto é legitimar o XV de Piracicaba como patrimônio cultural imaterial do município
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Está em tramitação na Câmara o projeto de lei 142/2018, de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), que reconhece o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba como patrimônio cultural imaterial do município. A proposta estende-se a todas as modalidades esportivas do clube.
"O XV é uma instituição privada. Apesar de ser patrimônio cultural da cidade, ele é um clube esportivo, como o Clube de Campo. Isso inviabiliza a ação do Poder Público para ajudar o XV, seja na Câmara, na Prefeitura, nas instituições e até em outras instâncias do poder constituído", justifica o parlamentar.
O objetivo do projeto é legitimar o XV de Piracicaba como patrimônio cultural imaterial do município.
Segundo o vereador, "à medida que isso se torna legal, dispõe-se de mecanismos para poder conseguir subsídios, emendas e ajuda de fundos de apoio ao esporte e à cultura", que ampliariam as possibilidades de investimentos e parcerias, viabilizando, assim, projetos que possam elevar o XV às categorias de maior destaque no cenário nacional.
Além de não gerar nenhuma despesa para o município, a aprovação da proposta previne que alguma ação administrativa mal sucedida no XV manche a história do clube. "A gente quer preservar a imagem do clube, a marca XV de Novembro", afima o parlamentar.
"Não se pode permitir que um símbolo tão emblemático para a cidade desapareça com o passar do tempo, seja pela dificuldade em superar as adversidades financeiras, seja por omissão do Poder Público", completa.
Capitão Gomes acredita que a aprovação do projeto de lei garantirá "protagonismo histórico ao Legislativo, que será reconhecido por esta e pelas próximas gerações".
O vereador informou que, em um segundo momento, a intenção é apresentar projeto semelhante em âmbito federal. Segundo Capitão Gomes, o deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PV-SP) "já se dispôs a fazer a apresentação do mesmo projeto em Brasília".
"Se isso realmente acontecer, Piracicaba passa a ser enxergada no Brasil inteiro como uma cidade que tem o XV como um patrimônio cultural, assim como nosso dialeto, a pamonha, a cachaça e o rio, que são ícones da cidade", conclui.
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia