EM PIRACICABA (SP) 01 DE AGOSTO DE 2016

1º de Agosto de 1767 - Fundação de Piracicaba

Povoação de Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Documento informando os tipos humanos que deveriam povoar Piracicaba (1786). Arquivo Permanente da Câmara.




Dando cumprimento a ordens recebidas de D. Luiz Antônio de Souza Botelho e Mourão (governador da Capitania de São Paulo), Antônio Correia Barbosa funda oficialmente a Povoação de Piracicaba, na margem direita do rio do mesmo nome.

No Informe do Governo da Província de São Paulo, datado de 18 de outubro de 1786, consta o registro dos primeiros habitantes trazidos a Povoação de Piracicaba, conforme se lê, na linha 4: “mandou este para povoadores daquele continente indivíduos da ínfima plebe como são mulatos, índios, bastardos e aqueles que por sua má conduta se faziam inúteis nos lugares da sua antiga residência e para melhor economia da dita povoação proveu Antônio Corrêa Barbosa Capitão Diretor dela (...)”. Note-se, através deste documento que os indivíduos trazidos para povoar Piracicaba vieram talvez mais por castigo do que por interesse de trabalho.

 Antônio Correia Barbosa não fixou a povoação nas proximidades da foz do Piracicaba no rio Tietê, (entre Santa Maria da Serra e Barra Bonita) mas setenta quilômetros rio acima, nas imediações do Salto, onde já se achavam estabelecidos com ranchos e roçados, hortas e pomares, numerosos pescadores e sertanejos.

Não se pode conceber qual teria sido o ato de fundação de Piracicaba. Talvez a chegada definitiva do Povoador, possivelmente com a gente que arrebanhara em Itu ou Araritaguaba (Porto Feliz), foi o passo inicial da povoação. Também se presume que, daí, os trabalhos prosseguissem, tais como a construção de casas, roças, caminho para as águas, etc.

Fonte: História de Piracicaba em Quadrinhos. Arquivo Permanente da Câmara de Vereadores de Piracicaba

Foto: Felipe Valim

 

História

Texto:  Fábio Bragança

Notícias relacionadas