EM PIRACICABA (SP) 24 DE AGOSTO DE 2022

Acácio Godoy assume a Presidência da Câmara até outubro

Pela primeira vez, a presidência e a vice-presidência da Câmara são ocupadas por dois parlamentares negros, Acácio Godoy e Thiago Ribeiro




Toque na imagem para aumentar

Acácio Godoy ocupa a presidência no lugar de Gilmar Rotta, que está licenciado até 3 de outubro

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O vereador Acácio Godoy assumiu, nesta terça-feira (23), a cadeira de presidente da Câmara Municipal de Piracicaba no lugar do vereador Gilmar Rotta, que se licenciou por motivos particulares até o dia 3 de outubro. Acácio foi eleito vice-presidente da Mesa Diretora da Casa no início de 2021, para cumprir o primeiro biênio do mandato. A vice-presidência, agora, passa a ser ocupada pelo suplente da função, vereador Thiago Ribeiro.

Entre as ações para os próximos 40 dias, Acácio adiantou que vai atuar para garantir a tramitação de matérias importantes para o município, além de dar sequência ao trabalho desenvolvido por Gilmar Rotta na gestão da Casa. “Apesar de ser um período curto, é um momento importante porque serão apreciados projetos de lei estruturantes para o Poder Executivo e que são importantes para a cidade”, afirmou. Entre as matérias a dar entrada na Casa, está o projeto de reorganização de alguns setores da administração.

Gestão – Internamente, o presidente lembrou que as atividades legislativas estão bastante intensas. “O papel da presidência é a gestão da Casa, além de entregar o trabalho que tem que ser feito”, colocou. “Vou dar continuidade à austeridade na gestão. Pretendo seguir o mesmo caminho”. Acácio Godoy destacou que não pode executar a gestão da Casa sozinho e que, para isso, conta com o apoio dos demais membros da Mesa, em especial do vice-presidente, Thiago Ribeiro, além do corpo técnico da Casa.

Entre os projetos próprios, o presidente salientou a preparação do Fórum Piracicaba 2040, uma inciativa que pretende dar voz aos diversos segmentos representativos da sociedade para apresentar as principais demandas do município, com o objetivo de efetuar um planejamento estratégico das políticas públicas para o futuro. O evento deverá ser promovido ainda este ano.

O presidente ainda tem outro desafio para este período, em meio à corrida eleitoral. Foi publicado, nesta semana, o ato da Mesa nº 12, que disciplina as regras a serem observadas pelos agentes públicos da Câmara durante a campanha. “Devemos seguir a Lei Eleitoral à risca. É uma questão que vai ser acompanhada de perto pela Mesa Diretora”, adiantou. 

Representatividade – Acácio destacou o fato significativo de ter pela primeira vez à frente da Casa – na presidência e na vice-presidência – dois parlamentares negros. O Poder Legislativo de Piracicaba já foi comandado por dois vereadores negros, João Manoel dos Santos e Antonio Messias Galdino. “É uma honra a presidência da Casa voltar a ter um presidente negro e agora também um vice-presidente”, salientou. “A Mesa Diretora também é ocupada por duas mulheres (Ana Pavão, como primeira-secretária e Alessandra Bellucci, como segunda-secretária, está no lugar de Pedro Kawai, que também está licenciado). A diversidade é muito bem-vinda nesta Casa”.

Suplente – A Câmara dará posse ao suplente de Gilmar Rotta nesta quinta-feira (25), às 9h30, em solenidade que será realizada na Sala da Presidência. A vaga será ocupada por Felipe Gema, do Cidadania, que alcançou 1.789 votos nas eleições de 2020.

Câmara André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro Reinaldo Jose Pousa

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas