EM PIRACICABA (SP) 23 DE MAIO DE 2022

Ação de guardas civis no salvamento de idosa ganha destaque na Câmara

Voto de congratulações proposto por Thiago Ribeiro enaltece a Guarda Civil Municipal na pessoa dos policiais Perin, Mazzi, Bonvecchio e Silva, integrantes da Roma




Toque na imagem para aumentar

Ação de guardas civis no salvamento de idosa ganha destaque na Câmara

Crédito: Assessoria parlamentar


O salvamento de uma idosa de 80 anos, no bairro Alto, caída no chão de uma cozinha que estava prestes a pegar fogo, foi o ato heroico de policiais da GCMP (Guarda Civil Municipal de Piracicaba), integrantes da Roma (Ronda Ostensiva de Motos), que prontamente atenderam a ocorrência e, de imediato acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência).

O ato dos policiais ganhou destaque na Câmara, conforme iniciativa do vereador Thiago Ribeiro (PSC), no requerimento 218/2022, em voto de congratulações aos Guardas Civis Municipais: Ednaldo Constante Perin, Adriano Santos Mazzi, Diego Archimedes Bonvecchio e Thiago Abreu da Silva.

A entrega da honraria transcorreu-se na manhã desta segunda-feira (23), às 10 horas, em ato solene nas dependências da sala de reuniões da presidência da Câmara. Na oportunidade, o vereador Thiago Ribeiro falou da alegria e satisfação em contemplar esta importante e gloriosa Corporação, pelos excelentes serviços que presta à população piracicabana. Além de enaltecer o ato dos policiais no salvamento da idosa. 

comandante da GCMP Sidney de Oliveira acompanhou o ato solene e, destacou o papel da Corporação perante o Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais, nos cinco princípios mínimos de atuação, tais como proteção dos direitos humanos fundamentais, a preservação da vida, o patrulhamento preventivo e o uso progressivo da força. 

Ednaldo Constante Perin enfatizou o sentimento de honra pelo recebimento da homenagem, em ocorrência que teve êxito em função da rapidez e precisão com que agiram na situação. "Agradeço a Deus por tudo", disse o guarda civil. 

Thiago Abreu da Silva também enfatizou a precisão da equipe no atendimento da ocorrência e, lembrou que a todo momento a idosa dizia que não queria morrer. Já o guarda Diego Archimedes Bonvecchio disse que a maior satisfação foi saber que a idosa agora passa bem. Além de considerar a relevância que foi o pronto atendimento do Samu no resgate. 

O guarda civil Adriano Santos Mazzi agradeceu a honraria da Câmara e também ressaltou a atuação dos demais colegas de farda que atuaram no resgate. "São as ocorrências mais gratificantes, quando auxiliamos alguém com o risco de perder a vida. Fomos felizes no auxílio e resgate. São ocorrências que marcam", disse Mazzi, que também fez questão de registrar o quanto ficou emocionado no atendimento da ocorrência.

CONGRATULAÇÕES - no teor do requerimento, o vereador Thiago Ribeiro relata que a idosa sofreu uma queda dentro de casa, sendo resgatada por dois guardas-civis da Romo (Ronda Ostensiva com Motos), Perin e Mazzi chegaram rápido ao local e, ao ouvirem os gritos de socorro, tentaram arrombar a porta de entrada, mas não conseguiram, então pularam o muro da residência.

Eles encontraram a senhora no chão, a cozinha tomada por fumaça da panela que estava no fogão aceso, quase incendiando, apagaram o fogo e retiraram a panela. Em seguida acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) e começaram a tranquilizá-la e fazer os primeiros socorros.

Em conversa com a senhora, os policiais souberam que ela morava com uma neta, que havia saído. A idosa foi colocada na ambulância e levada ao COT (Central de Ortopedia e Traumatologia). Os guardas-civis Diego e Thiago também atuaram no atendimento da ocorrência.

Thiago Ribeiro Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas