EM PIRACICABA (SP) 06 DE OUTUBRO DE 2023

Ação ecológica e sustentável ganha vida com o projeto 'Ser Verde'

Pedro Kawai conheceu esta semana o projeto Ser verde, com práticas ecológicas comunitárias e que concorre ao Prêmio Liga Steam 2023




Toque na imagem para aumentar

Vereador Pedro Kawai conhece projeto Ser verde: práticas ecológicas comunitárias, desenvolvido por alunos da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


Ecológico e sustentável. O início de uma ideia que gerou debates em busca de um novo projeto que encontrasse soluções e colaborasse com comunidades e pessoas carentes. A ação Ser verde: práticas ecológicas comunitárias é um projeto desenvolvido por alunos do terceiro ano C do ensino fundamental da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Jardim Caxambu. Uma ação orientada pela professora Ana Lydia Costa Gouveia.

O projeto Ser Verde traz, como ideia central, a construção de uma horta comunitária junto a um aplicativo que possibilitará sua gestão e, ainda, une a função de compartilhar saberes e práticas ecológicas comunitárias. A ação, está agregada à ideia dos cinco R's (Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar, Repensar) e está concorrendo ao Prêmio Liga Steam 2023.

O projeto engloba a construção de maquetes, uma representação estrutural da futura horta que será uma estufa coletora de água da chuva e energia solar; o processo desing, painel onde são coladas folhas com criações elaboradas pelos alunos; o App da ação, ainda em desenvolvimento, que contará com galeria de imagens, eventos, cronometro e ademais funções; e os personagens Clorofila e Verdinha para representar o projeto, escolhidos por meio de votação, como explicado pelos alunos Benjamim Chiquesi Catharin e Lucas Sesso.

O vereador Pedro Kawai (PSDB), em visita à instituição na tarde desta quinta-feira (5), conheceu o passo a passo da ação desenvolvida pelos alunos e os demais processos ainda em curso e enfatizou alguns pontos que, de acordo com ele, são de extrema importância. "Nós sabemos a importância que é preservar o meio ambiente para uma sociedade. O trabalho aqui da escola está sendo fundamental para o nosso futuro; um trabalho sério, importante e comprometido que vai gerar muitos frutos na conservação do meio ambiente", disse o vereador.

Ana Lydia desenvolve com os alunos a metodologia ativa e disse que "todo o projeto foi idealizado e criado pelos alunos". Ela enalteceu ainda ao destacar que “a turma tem senso crítico e poder de argumentação; os alunos pesquisam e criam”. A coautora do projeto, Cintia Evangelista, que é também mãe de aluno e presidente do conselho de pais e mestres escolar, é quem faz as filmagens e fotos, uma das regras estabelecidas aos competidores do Prêmio Liga Steam. "O projeto tinha um planejamento e foi ficando cada vez maior. Hoje conta com podcast e até um blog; tudo alimentado pelas crianças", ressaltou Cintia.

O projeto inclui campanhas de arrecadação de meias para fabricação de cobertores às pessoas em situação de rua, livros e brinquedos, além de campanhas de conscientização para diminuir o impacto de plásticos no meio ambiente e economizar energia elétrica. Para saber mais sobre o projeto e como contribuir com uma das campanhas, acesse o padlet, os canais do blog Ser Verde: práticas ecológicas comunitárias ou no DoC podcast.

A turma conquistou, inclusive, o quarto lugar no programa da Prêmio Liga Steam 2022, em âmbito nacional, com o projeto “Lugar de lixo não é no chão… Tenha mais educação!”, um tema atual sobre sustentabilidade e o descarte inadequado de resíduos sólidos.

Educação Meio Ambiente Pedro Kawai

Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas