
Ex-jogador de futebol receberá voto de congratulações por lançamento de livro
Pedro Kawai conheceu esta semana o projeto Ser verde, com práticas ecológicas comunitárias e que concorre ao Prêmio Liga Steam 2023
Vereador Pedro Kawai conhece projeto Ser verde: práticas ecológicas comunitárias, desenvolvido por alunos da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Ecológico e sustentável. O início de uma ideia que gerou debates em busca de um novo projeto que encontrasse soluções e colaborasse com comunidades e pessoas carentes. A ação Ser verde: práticas ecológicas comunitárias é um projeto desenvolvido por alunos do terceiro ano C do ensino fundamental da Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no Jardim Caxambu. Uma ação orientada pela professora Ana Lydia Costa Gouveia.
O projeto Ser Verde traz, como ideia central, a construção de uma horta comunitária junto a um aplicativo que possibilitará sua gestão e, ainda, une a função de compartilhar saberes e práticas ecológicas comunitárias. A ação, está agregada à ideia dos cinco R's (Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar, Repensar) e está concorrendo ao Prêmio Liga Steam 2023.
O projeto engloba a construção de maquetes, uma representação estrutural da futura horta que será uma estufa coletora de água da chuva e energia solar; o processo desing, painel onde são coladas folhas com criações elaboradas pelos alunos; o App da ação, ainda em desenvolvimento, que contará com galeria de imagens, eventos, cronometro e ademais funções; e os personagens Clorofila e Verdinha para representar o projeto, escolhidos por meio de votação, como explicado pelos alunos Benjamim Chiquesi Catharin e Lucas Sesso.
O vereador Pedro Kawai (PSDB), em visita à instituição na tarde desta quinta-feira (5), conheceu o passo a passo da ação desenvolvida pelos alunos e os demais processos ainda em curso e enfatizou alguns pontos que, de acordo com ele, são de extrema importância. "Nós sabemos a importância que é preservar o meio ambiente para uma sociedade. O trabalho aqui da escola está sendo fundamental para o nosso futuro; um trabalho sério, importante e comprometido que vai gerar muitos frutos na conservação do meio ambiente", disse o vereador.
Ana Lydia desenvolve com os alunos a metodologia ativa e disse que "todo o projeto foi idealizado e criado pelos alunos". Ela enalteceu ainda ao destacar que “a turma tem senso crítico e poder de argumentação; os alunos pesquisam e criam”. A coautora do projeto, Cintia Evangelista, que é também mãe de aluno e presidente do conselho de pais e mestres escolar, é quem faz as filmagens e fotos, uma das regras estabelecidas aos competidores do Prêmio Liga Steam. "O projeto tinha um planejamento e foi ficando cada vez maior. Hoje conta com podcast e até um blog; tudo alimentado pelas crianças", ressaltou Cintia.
O projeto inclui campanhas de arrecadação de meias para fabricação de cobertores às pessoas em situação de rua, livros e brinquedos, além de campanhas de conscientização para diminuir o impacto de plásticos no meio ambiente e economizar energia elétrica. Para saber mais sobre o projeto e como contribuir com uma das campanhas, acesse o padlet, os canais do blog Ser Verde: práticas ecológicas comunitárias ou no DoC podcast.
A turma conquistou, inclusive, o quarto lugar no programa da Prêmio Liga Steam 2022, em âmbito nacional, com o projeto “Lugar de lixo não é no chão… Tenha mais educação!”, um tema atual sobre sustentabilidade e o descarte inadequado de resíduos sólidos.
Ex-jogador de futebol receberá voto de congratulações por lançamento de livro
Câmara celebra os 70 anos do Lions Clube de Piracicaba Centro
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual
Vereador solicita reparo em asfalto afundado no Jardim Bartira
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Vereador solicita melhorias para o centro de lazer do Jardim Abaeté
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Vereador solicita operação tapa-buracos na Rua Pistoia, no Bairro Verde
Moradores pedem manutenção em poste no bairro Nova Piracicaba
Moradores relatam acúmulo de lixo e galhos em trecho da rua Dr. Paulo de Moraes
Vereador solicita limpeza e retirada de entulho na Paulista
Vereador solicita repintura de vaga de carga e descarga na rua Boa Morte
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi