
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
"Objetivo foi o de buscar inovações, modelos e propostas para a efetivação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas em Piracicaba", destaca Rai
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Crédito: Assessoria parlamentarA vereadora Rai de Almeida (PT) realizou na última quarta-feira (30), na cidade de São Paulo, visita técnica às bibliotecas públicas Mário de Andrade, Infantojuvenil Monteiro Lobato e ao Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.
A atividade foi realizada junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB8) e conduzida pela presidenta desse conselho, Ana Claudia Martins, e por seu diretor técnico, Guilherme Belissimo, que também é bibliotecário da Escola de Engenharia de Piracicaba.
A proposta dessa visita se deu a partir da aprovação – pela Câmara Municipal de Piracicaba, no final de 2024 – do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB), de autoria da vereadora Rai.
A ida às bibliotecas paulistanas e à sede do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo objetivou conhecer o funcionamento dessas unidades – a fim de se trazer para Piracicaba ideias, propostas, inovações e projetos que possam auxiliar no processo de efetivação do plano em Piracicaba.
“Conhecer o que é feito nos grandes centros em relação ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas para, a partir disso, refletirmos sobre a nossa realidade local, sobre o que é feito em nossa cidade nessa área e – então – propormos formas de expansão e ampliação desse universo em nosso município. Esse foi o objetivo primeiro de nossa ida a São Paulo”, afirma a vereadora Rai de Almeida.
“Voltamos entusiasmados com o que vimos. A cidade de São Paulo possui 54 bibliotecas e mais 30 pontos extensivos de leitura. São, portanto, praticamente 84 bibliotecas espalhadas pela cidade. Todos esses pontos com atividades atrativas, com projetos de recepção às escolas e em pleno funcionamento para consulta e empréstimos de livros físicos e também digitais” – conta Rai.
“Ao contrário do que muita gente pode imaginar, os livros físicos são muito consultados e – mesmo – emprestados. O interesse por livros físicos não é menor do que o interesse por livros digitais (e-books) e a outros materiais eletrônicos. Pelo contrário”, analisa a vereadora.
Rai de Almeida também verificou de perto nessas diferentes bibliotecas todo o trabalho de compra, recepção, catalogação, conservação e disposição dos mais diferentes acervos bibliográficos.
Na biblioteca Mário de Andrade, por exemplo, a vereadora conheceu o espaço no qual se encontra disponibilizado à população um imenso acervo temático voltado apenas à história da cidade de São Paulo.
Além dele, Rai conheceu ainda o acervo voltado às artes e à cultura – também disponível ao público – e o acervo de temática geral – no qual há, inclusive, um sistema para empréstimo e devolução automáticos para os usuários e usuárias.
Na Biblioteca Monteiro Lobato, a vereadora conheceu o trabalho desenvolvido pela equipe da biblioteca no que diz respeito à recepção das escolas públicas e privadas, a programação de atividades literárias realizadas (que envolve inclusive semanas literárias e feiras com autores variados) e ainda o setor de conservação de material histórico de Monteiro Lobato (uma vez que essa biblioteca acolhe parte expressiva de documentos e materiais tridimensionais de Lobato).
Fechando o ciclo de visitas, a vereadora Rai de Almeida conheceu também – na sede da biblioteca Mario Schenberg – como funciona o sistema que faz a gestão das 54 bibliotecas da cidade de São Paulo e de seus pontos extensivos de leitura.
“Queremos agora conhecer o sistema de bibliotecas escolares da cidade de Campinas – enquanto já vamos nos organizar para propor projetos para a nossa cidade. Vamos seguir acompanhando a efetivação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, sugerir atividades e propondo também projetos de lei como de atividades que contribuam para fazer de Piracicaba uma cidade leitora”, concluiu a vereadora.
Ana Cláudia Martins, presidenta do CRB-8, disse: “a iniciativa da vereadora Rai de Almeida, de buscar inovações e boas práticas em grandes centros como São Paulo é de fundamental importância para fortalecer esses espaços em Piracicaba, promovendo uma sociedade mais leitora, mais informada e conectada com o conhecimento. O CRB-8 estará sempre à disposição para colaborar na construção de projetos que promovam bibliotecas modernas e acolhedoras, pois temos certeza do papel de formação social, intelectual, cultural e de cidadania, que as bibliotecas e seus(as) bibliotecários(as) proporcionam para suas comunidades”, afirmou.
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Vereadora cobra medidas para recolhimento de entulho em praça
Vereador defende novo reservatório de água e mais empregos na região de Artemis
Vereador visita academia e acompanha cerimônia de graduação de alunos
Vereador solicita implantação de vaga para idosos na rua Boa Morte, no Centro
Vereador solicita repintura de vaga de carga e descarga na rua Boa Morte
Vereador destaca parceria na entrega de alimentos à entidade assistencial
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereador solicita manutenção da praça Takaki
Vereador participa de reunião com parlamentares de Mogi Guaçu
Vereador participa da inauguração de unidade de rede de farmácias
Vereador cobra revitalização do Zoológico Municipal e Paraíso das Crianças
Defensoras públicas abordam direitos de alunos com deficiência na Educação
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias