
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Iniciativa da Comissão de Finanças, Câmara passa a receber com antecedência apresentação econômica da Prefeitura.
Audiência pública sobre metas fiscais do 2º Quadrimestre de 2022 aconteceu quarta-feira, 28
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401De maneira inédita, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Piracicaba solicitou, com antecedência, a apresentação que a equipe econômica da Prefeitura exporia, na quarta-feira, 28, durante audiência pública das Metas Fiscais do 2º Quadrimestre deste ano. O resultado: a análise prévia dos números de receitas e despesas da Administração qualificou o debate técnica sobre o tema.
“Passamos a adotar essa nova sistemática, em que solicitamos à Prefeitura, com pelo menos 48 horas de antecedência, o material que será apresentado nas audiências públicas e, desta forma, podemos fazer uma análise prévia, também técnica, para entender melhor os números orçamentários”, explica o vereador André Bandeira, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento.
O trabalho de análise técnica contou com o economista Ricardo Buso, que é assessor especial da Presidência do Legislativo. De posse dos números da arrecadação e dos investimentos municipais, ele elaborou um documento com 12 questionamentos, que envolvem tanto o crescimento financeiro registrado na Prefeitura, assim como as despesas que ainda não foram empenhadas.
“O objetivo, nesta análise, é conseguir traduzir os números em perguntas”, diz Buso, ao lembrar que a antecedência permite questionamentos mais qualificados. “Nós que atuamos na área econômica temos o desafio de ‘ler’ números”, disse.
Dentre os questionamentos apresentados na audiência de quarta-feira, um deles aponta que até agosto deste ano (ou seja, 2º Quadrimestre), o que representaria 66% do ano corrente, já havia sido arrecadado pelo Município 79% do que havia sido projetado. A tendência demonstra uma alta de 14,7% nas receitas públicas.
A diretora de Administração Financeira da Prefeitura, Telma Trimer Pereira, explicou que, quando o orçamento foi projetado, havia um cenário diferente do atual em termos de parâmetros macroeconômicos, como previsão do PIB e inflação. “Foram utilizados os dados extraídos em 10 de setembro de 2021, então tentamos chegar mais próximo da realidade, mas infelizmente percebemos que entre a previsão e o que efetivamente acontece, há uma grande distorção”, disse.
As audiências públicas orçamentárias são previstas na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que disciplina o regime fiscal do País. Elas são obrigatórias e acontecem a cada quadrimestre, sendo divididos em 1º, 2º e 3º. O objetivo é acompanhar o andamento dos investimentos públicos. Diferente das audiências públicas sobre as leis orçamentárias (PPA – Plano Plurianual, LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA – Lei Orçamentária Anual), elas tratam de resultados mais consolidados e não de projeções futuras para receitas e despesas da Administração.
“É muito importante essa iniciativa da Casa de Leis, porque nos dá a chance de chegar nas audiências com maior condição de questionar o poder público”, destaca o vereador Acácio Godoy, presidente em exercício da Câmara e relator da Comissão de Finanças. Ele salienta ainda que a audiência é acompanhada por diversas entidades da cidade, além de ser aberta a toda a população, “então, se configura enquanto um momento fundamental para esclarecimentos”.
Membro da Comissão de Finanças, o vereador Reinaldo Pousa (Podemos) ressalta que a análise prévia dos números oficias contribui para o entendimento de quem não está habituado a fazer leituras de planilhas financeiras. “É importantíssimo, sobretudo para quem é leigo neste assunto”, destacou o parlamentar.
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Árvores da praça Paulo Negri, no Jardim Brasília, recebem poda corretiva
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Câmara solicita dados sobre gestão de UPA’s e do COT no município