
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Ex-vereador atuou na Câmara na última legislatura, de 2017 a 2020
Morador de Piracicaba desde 1980, Lair Braga foi vereador na legislatura passada
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Morreu, na manhã desta quinta-feira (21), o ex-vereador e radialista Lair Braga. Ele estava internado desde o dia 17 de setembro na UTI da Santa Casa de Piracicaba, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). De acordo com nota emitida pelo hospital, o ex-parlamentar foi a óbito após parada dos movimentos cardíacos.
“A Santa Casa de Piracicaba informa, a pedido e autorização da família de Lair Braga, que o ex-vereador e radialista foi a óbito na manhã desta quinta-feira, dia 21 de setembro de 2023, após parada dos movimentos cardíacos”, diz a nota.
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, lamentou a morte do ex-vereador. “A Casa sente muito esta perda. É um luto para todos. Os vereadores e até mesmo os servidores estão todos aborrecidos, tristes”, afirmou. “Mas temos que aceitar os planos de Deus, que são diferentes dos planos dos homens". O presidente destacou que a Câmara está à disposição da família do ex-parlamentar.
Lair Braga nasceu em Cajobi (SP), em 16 de julho de 1954. Morador de Piracicaba desde 1980, ele foi eleito vereador pelo partido Solidariedade na legislatura 2017-2020, com 1.821 votos. Lair Braga era também radialista e trabalhou por 37 anos na Rádio Difusora de Piracicaba, na apresentação de programas sertanejos. Ele havia deixado a emissora em julho deste ano.
Lair Braga era casado e tinha quatro filhos. Trabalhava desde os sete anos de idade e foi trabalhador rural, engraxate e comerciário antes de entrar na área da comunicação, aos 17 anos. Antes de chegar a Piracicaba, passou por emissoras paulistas, inclusive nas cidades de Santos e São Paulo, onde trabalhou nas rádios Record e Jovem Pan.
Entre as proposituras apresentadas pelo ex-vereador na Câmara Municipal de Piracicaba, destacam-se o decreto legislativo 67/2018, que estabeleceu a participação do Poder Legislativo na campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, e o decreto legislativo 27/2018, que instituiu o Dia dos Profissionais da Comunicação. Defensor da revitalização da Praça José Bonifácio, na região central, Lair Braga foi o criador do Fórum em Defesa da Praça na Câmara, que promoveu debates, encontros e ações relacionadas ao tema.
O velório será nesta sexta-feira (22), das 9h às 14h45, na Sala Esmeralda do Memorial Metropolitano de Piracicaba, localizado na rua Cajobi, 326, Jd Continental. A cerimônia de homenagens póstumas será às 15 horas.
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas
Requerimento questiona situação do ecoponto no bairro Mário Dedini