Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Aprovado em 1ª discussão PL que prioriza atendimento em exames
Pacientes com diabetes e hipertensão terão prioridade de atendimento na rede municipal de saúde
Foi aprovado em primeira discussão durante a 66ª reunião ordinária o projeto de lei 131/2023, do vereador André Bandeira (PSDB), que dispõe sobre a prioridade às pessoas com diabetes e hipertensão, em caso de realização de exames médicos em jejum de 8 horas ou mais, na rede de saúde pública e privada do município de Piracicaba.
De acordo com o parlamentar, o projeto de lei tem como objetivo garantir o respeito aos direitos e à dignidade das pessoas com diabetes e hipertensão que necessitam realizar exames médicos em jejum de 8 horas ou mais. “Essas condições de saúde exigem um cuidado especial durante o período de jejum, de modo a evitar complicações e garantir a segurança dos pacientes”, disse Bandeira.
A prioridade deve ser observada em conjunto com o atendimento às pessoas com deficiência, idosas, gestantes, lactantes e todas as demais que possuem tratamento prioritário por disposição legal. Para usufruir do direito à prioridade, as pessoas com diabetes e hipertensão deverão apresentar comprovação médica da condição de saúde, contendo o diagnóstico e o tratamento em andamento.
As unidades de saúde do município de Piracicaba, bem como os laboratórios e hospitais particulares, deverão afixar em local visível e de fácil acesso um aviso informando sobre a prioridade de atendimento às pessoas com diabetes e hipertensão nos exames médicos em jejum de 8 horas ou mais.
“Sabemos que o diabetes e a hipertensão são doenças crônicas que requerem um controle rigoroso e contínuo, sendo necessário o monitoramento constante da saúde desses indivíduos. Nesse contexto, é comum que sejam solicitados exames médicos que exijam um período de jejum prolongado, como exames de sangue, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, entre outros”, comentou o vereador.
Na justificativa do projeto, ele lembrou que o jejum prolongado pode trazer riscos à saúde das pessoas com diabetes e hipertensão, como a hipoglicemia e a descompensação da pressão arterial. Essas situações podem levar a complicações sérias e até mesmo representar riscos de vida para os pacientes.
O projeto de lei volta a pauta da ordem dia para segunda discussão, se aprovado será encaminhado para sanção do prefeito Luciano Almeida (PP).
Notícias relacionadas
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
André Bandeira (PSDB)
Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Câmara sedia diplomação de vereadores, prefeito e vice eleitos em 2024
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Câmara aprova resolução que consolida denominações de espaços físicos