
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Pacientes com diabetes e hipertensão terão prioridade de atendimento na rede municipal de saúde
Foi aprovado em primeira discussão durante a 66ª reunião ordinária o projeto de lei 131/2023, do vereador André Bandeira (PSDB), que dispõe sobre a prioridade às pessoas com diabetes e hipertensão, em caso de realização de exames médicos em jejum de 8 horas ou mais, na rede de saúde pública e privada do município de Piracicaba.
De acordo com o parlamentar, o projeto de lei tem como objetivo garantir o respeito aos direitos e à dignidade das pessoas com diabetes e hipertensão que necessitam realizar exames médicos em jejum de 8 horas ou mais. “Essas condições de saúde exigem um cuidado especial durante o período de jejum, de modo a evitar complicações e garantir a segurança dos pacientes”, disse Bandeira.
A prioridade deve ser observada em conjunto com o atendimento às pessoas com deficiência, idosas, gestantes, lactantes e todas as demais que possuem tratamento prioritário por disposição legal. Para usufruir do direito à prioridade, as pessoas com diabetes e hipertensão deverão apresentar comprovação médica da condição de saúde, contendo o diagnóstico e o tratamento em andamento.
As unidades de saúde do município de Piracicaba, bem como os laboratórios e hospitais particulares, deverão afixar em local visível e de fácil acesso um aviso informando sobre a prioridade de atendimento às pessoas com diabetes e hipertensão nos exames médicos em jejum de 8 horas ou mais.
“Sabemos que o diabetes e a hipertensão são doenças crônicas que requerem um controle rigoroso e contínuo, sendo necessário o monitoramento constante da saúde desses indivíduos. Nesse contexto, é comum que sejam solicitados exames médicos que exijam um período de jejum prolongado, como exames de sangue, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, entre outros”, comentou o vereador.
Na justificativa do projeto, ele lembrou que o jejum prolongado pode trazer riscos à saúde das pessoas com diabetes e hipertensão, como a hipoglicemia e a descompensação da pressão arterial. Essas situações podem levar a complicações sérias e até mesmo representar riscos de vida para os pacientes.
O projeto de lei volta a pauta da ordem dia para segunda discussão, se aprovado será encaminhado para sanção do prefeito Luciano Almeida (PP).
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Câmara aprova assistência técnica para habitação de interesse social
Reunião debate soluções para falta de energia no Jardim Elite
Vereador destaca que ‘PLC do Desdobro’ atende demanda da população
Vereador solicita demarcação de vaga para vans em frente à escola
Vereador se reúne com titular da Educação em escola de Ibitiruna
Dedetização é solicitada para diversos bairros de Piracicaba
Demandas de Santa Teresinha são apresentadas à Semozel
Vereador critica indicação do ministro da Justiça para vaga no STF
Câmara aprova Orçamento 2024, que prevê arrecadação de R$ 3 bilhões
Vereador destaca atendimento médico em unidades com horário estendido
Câmara vota desdobro e 5G em dia com reuniões à tarde e à noite
Vereador pede retirada de lixo e recapeamento em vias
Retirada de árvore próxima ao Complexo Areninha é solicitada