
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Pacientes com diabetes e hipertensão terão prioridade de atendimento na rede municipal de saúde
Foi aprovado em primeira discussão durante a 66ª reunião ordinária o projeto de lei 131/2023, do vereador André Bandeira (PSDB), que dispõe sobre a prioridade às pessoas com diabetes e hipertensão, em caso de realização de exames médicos em jejum de 8 horas ou mais, na rede de saúde pública e privada do município de Piracicaba.
De acordo com o parlamentar, o projeto de lei tem como objetivo garantir o respeito aos direitos e à dignidade das pessoas com diabetes e hipertensão que necessitam realizar exames médicos em jejum de 8 horas ou mais. “Essas condições de saúde exigem um cuidado especial durante o período de jejum, de modo a evitar complicações e garantir a segurança dos pacientes”, disse Bandeira.
A prioridade deve ser observada em conjunto com o atendimento às pessoas com deficiência, idosas, gestantes, lactantes e todas as demais que possuem tratamento prioritário por disposição legal. Para usufruir do direito à prioridade, as pessoas com diabetes e hipertensão deverão apresentar comprovação médica da condição de saúde, contendo o diagnóstico e o tratamento em andamento.
As unidades de saúde do município de Piracicaba, bem como os laboratórios e hospitais particulares, deverão afixar em local visível e de fácil acesso um aviso informando sobre a prioridade de atendimento às pessoas com diabetes e hipertensão nos exames médicos em jejum de 8 horas ou mais.
“Sabemos que o diabetes e a hipertensão são doenças crônicas que requerem um controle rigoroso e contínuo, sendo necessário o monitoramento constante da saúde desses indivíduos. Nesse contexto, é comum que sejam solicitados exames médicos que exijam um período de jejum prolongado, como exames de sangue, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, entre outros”, comentou o vereador.
Na justificativa do projeto, ele lembrou que o jejum prolongado pode trazer riscos à saúde das pessoas com diabetes e hipertensão, como a hipoglicemia e a descompensação da pressão arterial. Essas situações podem levar a complicações sérias e até mesmo representar riscos de vida para os pacientes.
O projeto de lei volta a pauta da ordem dia para segunda discussão, se aprovado será encaminhado para sanção do prefeito Luciano Almeida (PP).
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Vereador faz visita a empresa
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM