Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Arte e lazer são instrumentos no combate às drogas
Último dia da “XX Semana Municipal de Política sobre Drogas” promoveu ações na praça José Bonifácio
Uma ação na praça José Bonifácio voltada à população em situação de rua encerrou a “XX Semana Municipal de Política sobre Drogas”, realizada pelo Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas (Comad) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e a Câmara Municipal de Piracicaba. Realizada na manhã desta quinta-feira (30), a ação contou com café da manhã coletivo, oficina de vivências e sensibilização, e apresentação de percussão e ritmos brasileiros.
O vereador Gustavo Pompeo (Avante), membro do Fórum Permanente de Saúde Mental de Combate à Dependência Química da Câmara, participou ativamente da semana. Segundo ele, o envolvimento do Legislativo foi importante e fortaleceu o Comad. “Hoje estamos aqui na praça José Bonifácio falando um pouco com as pessoas em situação de rua e trabalhando na questão de redução de danos, nesta semana foi abordada toda todas as políticas públicas sobre drogas”, disse.
De acordo com a coordenadora da Comad, Samaris Alderli Alves, um censo realizado pela Smads apontou que 90% das pessoas que estão em situação de rua é por causa da problemática do álcool e outras drogas. “Hoje eles estão aqui vivenciando a cultura que eles também precisam”, disse.
O evento desta quinta utilizou a arte para trabalhar na redução de danos causados pelo consumo de álcool e outras drogas. O projeto “Prevenção na Quebrada”, desenvolvido pela ONG Caphiv (Centro de Apoio HIV/Aids e Hepatites Virais) levou para a praça José Bonifácio percussionistas e trabalhou com rimas de improviso. “Trabalhamos com pessoas em situação de rua, temos dois educadores que já fazem atividades com eles no dia a dia e neste último dia de atividades da semana eles estão mais rimando, pensando nessa parte de arte e lazer”, explicou Michelle Elisabete Benedito, assistente de coordenação do “Prevenção na Quebrada”.
A ação na praça José Bonifácio também teve e o apoio e a participação de membros do Narcóticos Anônimos e de profissionais do Consultório de Rua, unidade móvel da Secretaria de Saúde que oferece atendimento clínico e psicossocial à população em situação de rua. A técnica de enfermagem, Elaine Aparecida Alves, falou sobre a participação do Consultório de Rua na Semana de Política sobre Drogas: “Hoje nós estamos aqui auxiliando o Comad no combate ao uso e abuso de drogas e para fazer esclarecimentos para que eles possam conseguir acessar o serviço e mostrar o que de fato nós podemos fazer para ajudá-los”.
O psicólogo clínico e suicidólogo Sérgio de Oliveira Santos destacou a importância da arte como instrumento de saúde mental e saúde afetiva. “A arte é uma das ferramentas, um dos recursos simbólicos que a gente tem para quando a dor e o sofrimento chegarem, a gente possa utilizar esses recursos ao invés de ir de encontro do álcool e de outras drogas”, afirmou. O psicólogo é presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, uma das entidades da sociedade civil que apoiaram a Semana.
Leia mais:
Vereador participa da "XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas"
Notícias relacionadas
Requerimento pede detalhes sobre obras em via do Bosques do Lenheiro
Requerimento pede detalhes sobre obras de pavimentação em Piracicaba
Vereador participa de ação sobre saúde masculina e diabetes
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Câmara aprova Título de Cidadão Piracicabano a Pedro Maurano
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Clarice Bragantini irá receber título de "Cidadã Piracicabana"
Defasagem salarial na saúde é tema de reunião com presidente da Câmara
Câmara aprova audiência pública sobre obras de recapeamento
Câmara aprova programa de reinserção social para dependentes químicos
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024
Vereador acompanha inauguração do PSF Tatuapé II
Professor Ronaldo Galvão é homenageado pelos 17 anos de docência
Projeto prevê equipamento de lazer em área institucional inutilizada