
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
De autoria da vereadora Silvia Morales, o requerimento 155/2022 foi aprovado em regime de urgência durante a 1ª reunião ordinária de 2022
Silvia Morales (PV)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O requerimento 155/2022, que solicita informações ao Executivo sobre o atendimento no serviço ambulatorial para pessoas trans, foi aprovado pelos vereadores, em regime de urgência, durante a 1ª reunião ordinária de 2022, realizada na noite desta quinta-feira (3).
De autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, o requerimento pede que o chefe do Executivo informe, através de órgão competente, a quantidade de pessoas trans cadastradas junto ao serviço ambulatorial de atenção especializada no processo transexualizador e se elas estão recebendo acompanhamento médico especializado. Ela também questiona como é realizado o protocolo de acompanhamento do tratamento hormonal e se os profissionais de saúde que atuam neste serviço ambulatorial possuem treinamento para tornar o atendimento mais humanizado.
De acordo com a vereadora, o serviço ambulatorial de atenção especializada no processo transexualizador foi instituído no Sistema Único de Saúde por meio da Portaria n° 2.803, de 19 de novembro de 2013 e da Portaria n° 457/SAS/MS, de 19 de agosto de 2008. No texto da moção, ela destaca que a implementação do Processo Transexualizador no SUS regulamenta os procedimentos para readequação de gênero, conforme assegurado pela Política Nacional de Saúde Integrada LGBT+.
“Segundo informações dos usuários do serviço, desde meados de 2021 não há médico psiquiatra, que é responsável por emitir um dos 3 laudos exigidos para cirurgia de transgenitalização pelo SUS, de acordo com a Portaria n° 2.803/2013”, afirmou a vereadora que também relatou estar recebendo muitas reclamações acerca da qualidade do atendimento no serviço ambulatorial para pessoas trans, bem como sobre a falta de médicos especializados e a dificuldade de agendamento das consultas.
Informações sobre o tempo de espera para consulta com psicóloga(o) e se a prefeitura recebe algum repasse de verba estadual e/ou federal para a implantação e manutenção desse serviço também foram solicitadas.
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II