EM PIRACICABA (SP) 19 DE NOVEMBRO DE 2021

Atividade celebra "Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino"

Evento alusivo à data trouxe à Câmara, na tarde desta sexta-feira (19), mulheres empreendedoras de destaque na cidade para contarem suas histórias




Toque na imagem para aumentar

Atividade alusiva ao "Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino" foi realizada na tarde desta sexta-feira (19), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O desafio de ser mulher e estar à frente de um empreendimento foi a tônica da atividade comemorativa ao "Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino", promovida pelo Fórum Municipal de Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade, atualmente presidido pelo vereador André Bandeira (PSDB).

Realizado na tarde desta sexta-feira (19), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba, o evento reuniu três mulheres empreendedoras de destaque na cidade, que contaram suas histórias e dividiram suas experiências de desafio e superação no mundo dos negócios: Bárbara Jimenez, que trabalha com treinamento e desenvolvimento de pessoas, Débora Neves Vieira, líder empreendedora de uma equipe de vendas e Jamille Rocha, dona uma empresa que produz doces. 

Ao abrir a atividade o parlamentar destacou que, para empreender, "é preciso ter coragem, ter vontade e dedicação. Tem que trabalhar muito, tem que ralar muito, pois as coisas não caem do céu. Mas tem oportunidades e espaço para todo mundo", disse o parlamentar. 

Bárbara Jimenez, a primeira a trazer o relato de sua trajetória, destacou que o fato de ter nascido em uma família humilde nunca a impediu de sonhar e de batalhar até se tornar uma empreendedora.

Ela lembra que seu primeiro emprego foi como vendedora em uma floricultura em sua cidade natal, São José do Rio Pardo, em São Paulo e que, posteriormente, viu a oportunidade de se empenhar na busca por uma carreira de sucesso dentro de um banco. 

O trabalho, no entanto, ao mesmo tempo em possibilitava a sua tão almejada ascensão financeira, por outro lado, também era um fator limitante para que ela pudesse dedicar o tempo que desejava à sua filha recém-nascida e também para cuidar de sua própria saúde: "eu pesava 104 kg, bebia e fumava, e decidi cuidar da minha vida, pois eu só pensava em trabalho", disse.

Dedicada a mudar, Bárbara inseriu em sua vida uma aguerrida rotina de exercícios e, a partir dai, visualizou também uma oportunidade de negócio: produzir panetones e ovos de páscoa "low carb, numa pegada mais fitness". Além de a trazer experiência, as vendas começaram a trazer resultados: "consegui levantar recursos para minha formação".

Bárbara, hoje, desenvolve trabalho de mentoria e treinamentos para empresas focados no desenvolvimento pessoal e tem forte atuação nas redes sociais. 

De forma semelhante, Débora Neves Vieira também dividiu com os presentes sua trajetória de superação. O primeiro contato com o empreendedorismo aconteceu bastante cedo, ainda adolescente, quando ajudava seu pai em uma banca de frutas em uma feira na cidade de São Paulo.  Ao observar que muitas frutas de qualidade mas com aparência não tão comercial eram rejeitadas, começou a separá-las em bandejas e a vende-las por um preço menor, conquistando assim muitos clientes. "Eu já buscava, naquela época, trazer um diferencial, não queria apenas vender, queria pensar mais à frente". 

Posteriormente, anos mais tarde e já residindo em Piracicaba, começou a trabalhar no departamento pessoal de uma empresa cuja mão-de-obra era majoritariamente sazonal, composta por trabalhadores que retornavam a seus locais de origem quando terminada a empreitada por aqui. Foi aí que a vertente empreendedora falou alto novamente e ela enxergou uma oportunidade: decidiu vender perfumes e outros itens de cuidado pessoal a esses trabalhadores. "Essas pessoas ficavam fora de casa por por vários meses e não tinham tempo para ir ao centro comprar nada. Comecei a vender perfumes e vi que eles gostavam dessa praticidade. Descobri, por fim, que o empreendedorismo é ter empatia pelo outro".

Atualmente, Débora trabalha com o desenvolvimento e formação de consultores e líderes para uma empresa no ramo de utensílios de cozinha.

Na sequência, Jamille Rocha, proprietária de uma empresa de doces que, atualmente, conta com 16 funcionários, relembra que o início de sua jornada como empreendedora, ainda aos 18 anos, foi bastante modesto: "eu comecei com uma barra de chocolate, uma lata de leite condensado e uma forminha. Comecei fazendo bombons e cupcakes e começou a dar certo. Eu morava em um apartamento muito pequeno, com uma cozinha minúscula, e eu trabalhava de dia, estudava à noite e fazia doces de madrugada", relembra.

Determinada a ampliar suas vendas, alugou um novo espaço após conseguir fazer empréstimos financeiros em nome de sua mãe e seu avô. Apesar do bom movimento inicial, as vendas começaram a decair: "nos primeiros meses foi muito legal, nós tivemos muito movimento. Houve um boom, mas logo na sequência deu uma esfriada. E as contas não paravam de chegar, aluguel, cartão de crédito... E eu comecei a engordar, tive depressão, fiquei muito mal e tive que fazer um novo empréstimo, agora em nome do meu pai". 

Aos poucos, após adquirir maiores conhecimentos sobre educação financeira, a situação foi sendo melhor administrada e, gradualmente, foi melhorando: "eu comecei também a trabalhar pelo internet, como influenciadora, e isso fez com que minhas vendas crescessem de forma absurda. E daí começo a dar certo", destaca.

Após as apresentações, o vereador André Bandeira agradeceu a participação das convidadas e frisou a importância da dedicação e do empenho em qualquer ramo: "precisamos dar o melhor nós mesmos, independentemente da função que executamos. Ele ainda destacou que todas as funções e trabalhos são importantes e que, em qualquer atividade, "para dar certo, tem que ter planejamento, estruturação e estudo". 

A atividade completa, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais da Casa, pode ser revista, na íntegra, no canto superior esquerda da tela, logo abaixo da foto de capa desta matéria.  

Fórum Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade André Bandeira

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas