EM PIRACICABA (SP) 10 DE DEZEMBRO DE 2024

Ativistas pela preservação do Rio Piracicaba são homenageados

O ambientalista Silvio Carlos Alves dos Santos e o guia de passeios "Gordo do Barco" receberam o reconhecimento da Câmara por meio do vereador Gilmar Rotta




Toque na imagem para aumentar

Homenagens foram entregues na tarde desta terça-feira

Crédito: Samuca Miazaki


Em reconhecimento à luta que encampam pela preservação do Rio Piracicaba, o biólogo e ambientalista Silvio Carlos Alves dos Santos e o guia de passeios Luís Fernando Magossi, o "Gordo do Barco", foram homenageados pelo vereador Gilmar Rotta (PDT) em ato solene às margens do manancial, na tarde desta terça-feira (10).

Após 45 anos coordenando o Programa de Manejo Pesqueiro da hidrelétrica de Promissão, administrada atualmente pela AES Brasil, Silvio mantém o trabalho de repovoar com peixes o Rio Piracicaba, vítima de desastres ambientais nos últimos anos, sendo o mais grave o provocado por uma usina sucroalcooleira em julho passado.

As ações ambientais de Silvio acresceram ao Rio Piracicaba 1,180 milhão de alevinos em uma década e 95 mil juvenis desde a tragédia mais recente, em que o despejo de poluentes da usina no manancial matou 235 mil peixes. Silvio conta com o apoio de Magossi, que, capitaneando passeios de barco há 18 anos, é um dos "guardiões" do rio.

"Se não fosse o Silvio, não teríamos mais peixes", disse Gordo do Barco, enaltecendo o trabalho do parceiro. "Soltamos 1,180 milhão de peixes, que a usina levou quase tudo embora. Na segunda etapa, que estamos chamando de 'recomeço do Rio Piracicaba', são 95 mil, todos juvenis, que com certeza no ano que vem estarão fazendo a Piracema. Eu vivo do rio, para o rio e pelo rio. Viva o Rio Piracicaba!", defendeu o guia, que recebeu voto de congratulações da Câmara, a partir do requerimento 420/2024.

"Fico lisonjeado de estar recebendo essa homenagem. Sempre fizemos isso de coração, por acreditar na causa. Apesar de ter sido funcionário de hidrelétrica por 45 anos, eu não fazia este trabalho porque era 'obrigação', mas por amor e por acreditar que estávamos fazendo a coisa certa", disse Silvio, reconhecido com a moção de aplausos 51/2024.

"Deixei de ser funcionário e agora continuo como ambientalista, pois acredito que este é o caminho. Temos de nos inserir no meio ambiente, e não o meio ambiente se adequar a nós. Se oferecermos o mínimo à natureza, ela nos devolve em dobro. Infelizmente morreu grande parte dos peixes, mas, com poucas ações, eles já estão voltando. É só dar oportunidade para a natureza que ela se regenera", completou o biólogo.

Gilmar Rotta exaltou os dois homenageados. "São pessoas que têm comprometimento com o nosso Rio Piracicaba, que gostam do rio, têm preocupação com ele. Mesmo com tudo o que aconteceu, os peixes estão aí. O rio tem sofrido muito, mas pessoas como vocês não vão deixá-lo morrer, estão aqui para salvar o Rio Piracicaba. Estas são homenagens em forma de agradecimento pelo que vocês fizeram", declarou o vereador.

Ativistas e o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ronaldo Cançado, acompanharam a entrega das homenagens a Silvio e Magossi. "Gordo é uma pessoa hiperpró-ativa em relação ao rio. E Silvio é espetacular, trabalhando sempre na criação dos alevinos", disse o representante do governo municipal.

Gilmar Rotta Homenagem

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas