
Vereador visita bairros e cobra ações urgentes de infraestrutura
Vereador Gustavo Pompeo (Avante) é o autor da propositura
Vereador Gustavo Pompeo (Avante)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Por meio da aprovação do requerimento 527/2025, a Câmara de Piracicaba realizará audiência pública para esclarecimentos sobre a má conservação e o abandono de cabos e fios pendurados nos postes de iluminação pública e energia elétrica em diversas vias do município de Piracicaba. O vereador Gustavo Pompeo (Avante) é o autor da propositura.
Por meio do documento, ficam convocados a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Secretaria Municipal de Administração e Governo, Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e Procuradoria Geral do município e convida empresas de telefonia a participar da audiência, que será realizada no dia 10 de junho, às 14h, no plenário da Câmara.
O vereador argumenta que os fios soltos, emaranhados ou pendurados em postes vêm gerando riscos à segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas, especialmente em regiões de grande fluxo urbano e que há registros de acidentes envolvendo motociclistas e cidadãos atingidos ou derrubados por cabos baixos ou rompidos, o que configura uma situação de risco iminente à integridade física da população. Ele cita ainda o cenário de abandono de fios e a ausência de fiscalização adequada e também poluição visual e degradação do espaço público, afetando a qualidade de vida dos moradores.
DISCUSSÃO - O vereador Gustavo Pompeo afirmou que último dia 24, ocorreu um acidente envolvendo um jovem que se feriu ao entrar em contato com um fio de telefone. "Ele estava de moto e passou por um fio da Desktop que atravessava a avenida. Infelizmente, esse não é um caso isolado. Situações como essa não podem ser deixadas ao encargo apenas de quem tem a responsabilidade, pois envolvem a segurança de todos", afirmou.
Segundo ele, a CPFL possui os postes e concede para empresas terceirizadas realizarem a manutenção. "Na gestão passada, aprovamos um projeto que visa garantir maior efetividade e punições mais severas para as empresas que deixam fios pendurados ou abandonados. Muitas vezes, durante as manutenções, fios ficam soltos e abandonados, o que aumenta o risco de acidentes, especialmente com motociclistas", afirmou.
Gustavo Pompeo acrescentou que deveria haver uma fiscalização mais efetiva. "Infelizmente, essa situação ocorre em toda a cidade, com postes e fiação abandonados por diversos locais. É inadmissível que pedestres tenham que abaixar a cabeça ou sair da calçada por causa de fios atravessados, colocando suas vidas em risco", concluiu.
Vereador visita bairros e cobra ações urgentes de infraestrutura
Vereador acompanha revitalização de área pública idealizada por alunos
Vereador reforça reivindicações de moradores por reforma geral no campo do Cecap
Sindicalista defende ‘ampla discussão’ sobre previdência dos servidores
Câmara aprova moção de aplausos ao atleta por título Paulista de Jiu-Jitsu
Câmara aprova requerimentos de homenagens a igrejas e lideranças religiosas
Requerimento solicita informações sobre entrega de uniformes escolares
Vereador critica falta de manutenção em espaços públicos
Solenidade anual vai celebrar fundação de Piracicaba e da Câmara Municipal
Vereador solicita informações sobre repasses da Secretaria de Saúde ao Cismetro
Por meio de moção, Câmara apoia Justiça Eleitoral para manutenção de servidores
Vereador questiona em requerimento interrupção do transporte especial Elevar
Câmara promove encontro do Fórum Inter-religioso na difusão da cultura de paz
Vereador encaminha ao Executivo demandas do bairro Água Branca
Questão de ordem: ata da Câmara registra reza por chuva na cidade