Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
"Autismo em foco" é tema de simpósio realizado na Câmara
Promovido pelo Fórum da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Piracicaba, evento congregou pais, mães e profissionais da área de educação e saúde
1º Simpósio "Autismo em foco" aconteceu no Salão Nobre "Helly de Campos Melges", na Câmara Municipal de Piracicaba
Crédito: Assessoria parlamentarO Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta terça-feira (11), foi palco do 1º Simpósio "Autismo em foco". Promovido pelo Fórum da Pessoa com Deficiência, coordenado pelo vereador André Bandeira (PSDB), o evento reuniu especialistas para discutir as habilidades essenciais para a vida de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com o objetivo de promover uma melhor compreensão e apoio às pessoas com TEA, o simpósio foi direcionado a pais, mães e profissionais da área de educação e saúde, e abordou diversos aspectos relacionados ao autismo. O evento contou com a presença de mais de 150 pessoas.
Palestrantes - Renata Noyce, enfermeira técnica brasileira residente no Reino Unido, compartilhou sua experiência no cuidado de pacientes com autismo e outras necessidades especiais por meio da palestra "Autismo: Convivendo e Aprendendo".
Na sequência, Tiago Vigna, especialista em Motivação para Alta Performance Pessoal e Profissional, apresentou metodologia prática e técnicas voltadas ao desenvolvimento dos indivíduos com TEA.
Eliana C. Saliba Piacentini, diretora do Instituto Autismo de Piracicaba - IAP, compartilhou sua experiência pessoal como mãe de um jovem com TEA e destacou o afeto como instrumento fundamental para o desenvolvimento de crianças autistas.
Ela foi seguida por Priscila Bomback, agente comunitária de saúde e mãe atípica de uma criança com TEA, que falou sobre experiência pessoal e sobre os desafios por ela enfrentados ao longo de sua jornada.
Michelly Silveira Basso, fonoaudióloga especializada em Linguagem e com vasta experiência no transtorno do espectro autista, discutiu a importância da comunicação nesse contexto, fornecendo ferramentas e estratégias para melhorar a interação e a expressão verbal das pessoas com TEA.
Por fim, Marilice Mello, doutora em educação e especialista em análise do comportamento aplicado, compartilhou sua expertise no trabalho com crianças com TEA e destacou a importância do trabalho em equipe multidisciplinar para o desenvolvimento desses indivíduos.
"Foi uma noite de grandes aprendizados e conexões, com palestrantes inspiradores que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o autismo, abrindo nossos horizontes e promovendo uma maior compreensão sobre o tema. A plateia estava repleta de pessoas engajadas e interessadas em compreender melhor o autismo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, na busca por igualdade e oportunidades para todos os autistas", concluiu André Bandeira.
Notícias relacionadas
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Câmara aplaude empresa por figurar como destaque do ano
Prefeito veta Elevar para lazer e esporte de pessoas com deficiência
Quatro votos de congratulações são aprovados na 76° Reunião Ordinária
Câmara aprova requerimento sobre prestação de contas do Executivo
Burocracia causa entrave para funcionamento de empresa
Requerimento solicita detalhes sobre situação financeira da prefeitura
Em solenidade, vereador entrega título de Empreendedor do Município
Vereador questiona Poder Executivo sobre contradições de informações
Parecer contrário de PL sobre fibromialgia é rejeitado
Sete honrarias foram aprovadas pela Câmara na 75° Reunião Ordinária
Academia recebe voto de congratulações por 10 anos de fundação
Câmara aprova moção de aplausos em homenagem a escola de idioma
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025