EM PIRACICABA (SP) 13 DE JULHO DE 2023

"Autismo em foco" é tema de simpósio realizado na Câmara

Promovido pelo Fórum da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Piracicaba, evento congregou pais, mães e profissionais da área de educação e saúde




Toque na imagem para aumentar

1º Simpósio "Autismo em foco" aconteceu no Salão Nobre "Helly de Campos Melges", na Câmara Municipal de Piracicaba

Crédito: Assessoria parlamentar


O Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta terça-feira (11), foi palco do 1º Simpósio "Autismo em foco". Promovido pelo Fórum da Pessoa com Deficiência, coordenado pelo vereador André Bandeira (PSDB), o evento reuniu especialistas para discutir as habilidades essenciais para a vida de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com o objetivo de promover uma melhor compreensão e apoio às pessoas com TEA, o simpósio foi direcionado a pais, mães e profissionais da área de educação e saúde, e abordou diversos aspectos relacionados ao autismo. O evento contou com a presença de mais de 150 pessoas.

Palestrantes - Renata Noyce, enfermeira técnica brasileira residente no Reino Unido, compartilhou sua experiência no cuidado de pacientes com autismo e outras necessidades especiais por meio da palestra "Autismo: Convivendo e Aprendendo".

Na sequência, Tiago Vigna, especialista em Motivação para Alta Performance Pessoal e Profissional, apresentou metodologia prática e técnicas voltadas ao desenvolvimento dos indivíduos com TEA. 

Eliana C. Saliba Piacentini, diretora do Instituto Autismo de Piracicaba - IAP, compartilhou sua experiência pessoal como mãe de um jovem com TEA e destacou o afeto como instrumento fundamental para o desenvolvimento de crianças autistas.

Ela foi seguida por Priscila Bomback, agente comunitária de saúde e mãe atípica de uma criança com TEA, que falou sobre experiência pessoal e sobre os desafios por ela enfrentados ao longo de sua jornada.

Michelly Silveira Basso, fonoaudióloga especializada em Linguagem e com vasta experiência no transtorno do espectro autista, discutiu a importância da comunicação nesse contexto, fornecendo ferramentas e estratégias para melhorar a interação e a expressão verbal das pessoas com TEA.

Por fim, Marilice Mello, doutora em educação e especialista em análise do comportamento aplicado, compartilhou sua expertise no trabalho com crianças com TEA e destacou a importância do trabalho em equipe multidisciplinar para o desenvolvimento desses indivíduos.

"Foi uma noite de grandes aprendizados e conexões, com palestrantes inspiradores que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o autismo, abrindo nossos horizontes e promovendo uma maior compreensão sobre o tema. A plateia estava repleta de pessoas engajadas e interessadas em compreender melhor o autismo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, na busca por igualdade e oportunidades para todos os autistas", concluiu André Bandeira.

Fórum Pessoa com Deficiência André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas