
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
PLC prevê prazo até o fim de 2025 para proprietários de imóveis providenciarem a regularização; pela lei anterior, prazo termina em dezembro de 2024
Parecer contrário foi derrubado e PLC aprovado em reuniões extraordinárias
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba garantiu, em três votações, a aprovação do projeto de lei complementar nº 12/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, e do presidente da Casa, vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, que amplia o prazo para regularização das edificações na cidade para até 31 de dezembro de 2025. A data estipulada para o procedimento prevista na Lei Complementar nº 451/2023 é até o fim de 2024.
Durante a 77ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta-feira (12), o Plenário rejeitou o parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), que apontou ilegalidade na matéria. A comissão avaliou, ao seguir nota técnica da Procuradoria Legislativa, que o PLC invade competência do Poder Executivo, ao ampliar em um ano as atribuições previstas para o Departamento de Uso e Ocupação do Solo, da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget). O parecer alega que a competência para estabelecer critérios de regularização fundiária e em questões relativas ao Plano Diretor é do Poder Executivo e não poderia ser de iniciativa parlamentar.
Com o parecer contrário rejeitado pela maioria, o PLC seguiu em tramitação e foi colocado em votação na 12ª e 13ª reuniões extraordinárias, realizadas na sequência, em primeira e em segunda votações, respectivamente. O projeto foi aprovado nos dois turnos de votação.
“O que se pretende é regularizar as áreas construídas irregularmente, situações já consolidadas, o que irá impactar diretamente na questão da tributação incidente sobre estes imóveis, pois com a regularização e expedição dos respectivos vistos de conclusão, a municipalidade passará a reconhecer e a cadastrar essas edificações, fazendo com que o imposto sobre elas incidentes, seja lançado efetivamente sobre a área real construída, o que refletirá, de forma mais justa, o cumprimento das obrigações tributárias devidas pelos contribuintes evitando, assim, a evasão de receitas públicas”, traz a justificativa apresentada no projeto.
No Plenário, ao justificar voto durante a primeira votação da propositura, Sílvia Morales destacou a importância e o interesse público da prorrogação do prazo. “Espero que o prefeito não vete e que consigamos regularizar os imóveis que ainda são necessários”, afirmou. Confira, no vídeo, a justificativa da vereadora.
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
Vereador usa tribuna para falar sobre projeto da Escola do Legislativo
Requerimento cobra asfaltamento da estrada Ondinhas
Câmara volta a analisar projeto sobre instalação de armário para aluno
Vereador aponta falta de condições adequadas no curral municipal
Vereadora fala de ações realizadas pela Procuradoria da Mulher
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Manutenção de estradas e abrigo de animais são abordados na Tribuna
Vereador divulga trabalho do Lar Escola Coração de Maria
Três votos de congratulações são aprovados na 6° Reunião Ordinária
Audiência pública vai debater segurança infantil no ambiente digital
Vereadora destaca realização de Fórum Inter-religioso Estadual
Em requerimento, vereador cobra solução para déficit de vaga em creche
Vereador afirma que haverá negociação de dívidas fiscais
Vereadora apresenta demandas à secretaria de Educação