
Câmara realiza solene em homenagem ao Tiro de Guerra e ao Exército Brasileiro
Autor do projeto, vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), defendeu que benefício será destinado a jovens carentes que prestam serviço militar
Trevisan Jr. destacou que critérios de seleção serão estabelecidos pela Smads
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei nº 20/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que dispõe sobre a criação do “Bolsa Atirador”, na 19ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (13). O projeto prevê a concessão do benefício a título de ajuda de custo para os atiradores do Tiro de Guerra (TG 02-028), limitado a até 15% do efetivo de atiradores.
De acordo com o autor, o projeto de lei tem como objetivo valorizar, motivar e estimar a prestação do serviço militar, garantir a formação integral e plena dos jovens atiradores e as despesas individuais de primeira ordem oriundas do exercício. A bolsa será destinada aos atiradores de famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social, para auxiliar nas despesas básicas durante o cumprimento do serviço militar.
Ao discutir o projeto, Trevisan Jr. explicou que a seleção dos jovens que receberão o benefício será feita pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). Lembrou ainda que a criação da bolsa era promessa do Executivo, mas após um ano não foi implantada e, por isso, teve a iniciativa de apresentar a matéria. O projeto recebeu parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) por vício de iniciativa, já que teria que partir do Poder Executivo. O parecer foi derrubado em Plenário e, agora, com a aprovação em dois turnos, o projeto segue para ser sancionado ou vetado pelo Executivo. “Muitos jovens desistem do sonho de servir a carreira militar porque precisam contribuir com o orçamento familiar”, salientou o vereador.
A vereadora Rai de Almeida (PT) votou contra o projeto e declarou voto. “Votei contra porque é um projeto equivocado do ponto de vista social”, afirmou. Ela disse ainda que a bolsa beneficia apenas 15 pessoas e não tem critérios para a avaliação da vulnerabilidade. “Esse projeto faz média com chapéu alheio”, afirmou.
Confira, no vídeo, nesta página, a discussão do projeto e a declaração de voto.
Câmara realiza solene em homenagem ao Tiro de Guerra e ao Exército Brasileiro
Vereador destaca parceria na entrega de alimentos à entidade assistencial
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Comissão de Direitos Humanos emite parecer favorável a sinal sonoro em ônibus
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia