
Câmara repudia Mc por danos ao gramado do estádio do Barão de Serra Negra
Requerimento que questiona o aumento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) também foi aprovado
Prestação de contas será tema de audiência pública no dia 28 de março
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na noite desta quinta-feira (2), durante a 8ª Reunião Ordinária de 2023, a convocação de audiência pública sobre os serviços realizados na área da coleta de resíduos sólidos. O requerimento nº 122/2023, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que trata do assunto, foi aprovado em regime de urgência pelos vereadores. Esta é a segunda convocação de audiência pública consecutiva aprovada pela Casa. Na 7ª Reunião Ordinária, na última segunda-feira (27), os vereadores aprovaram a realização de debate sobre a questão da baixa qualidade do asfalto no município.
O requerimento do vereador Gustavo Pompeo convoca o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia, e convida o representante legal da empresa Piracicaba Ambiental S/A, que presta o serviço de coleta e destinação dos resíduos sólidos na cidade através de uma parceria público-privada. O objetivo é que secretário e empresa terceirizada apresentem uma prestação de contas dos serviços realizados em 2021 e 2022. A audiência pública foi marcada para o dia 28 de março, às 14 horas.
Ainda em regime de urgência, foi aprovado, na 8ª Reunião Ordinária, o requerimento nº 126/2023, também de autoria do vereador Gustavo Pompeo, que questiona o Poder Executivo sobre o aumento da taxa do Imposto Predial e Territorial e Urbano no exercício de 2023. O parlamentar quer saber qual a porcentagem de aumento em relação ao ano anterior e o que motivou a elevação, além de solicitar o detalhamento das taxas que englobam a cobrança. O vereador também pergunta como deve proceder o munícipe que encontrar divergências no imposto cobrado.
Ao todo, foram apresentados oito requerimentos em regime de urgência, mas apenas quatro foram aprovados. O requerimento nº 125/2023, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que questiona a ausência do secretário de Saúde na audiência pública das metas fiscais realizada esta semana, foi rejeitado por 11 votos a sete. Já os demais não foram votados por falta de tempo hábil, assim como uma moção de repúdio também apresentada em regime de urgência.
Veto acatado – Os vereadores acataram por unanimidade, na reunião desta quinta-feira, o veto parcial do Poder Executivo ao projeto de lei nº 201/2022, que dispõe sobre o PPA (Plano Plurianual), com o objetivo de adequar a matéria às demais peças da lei orçamentária – LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2023.
Os sete requerimentos que estavam na pauta foram aprovados, mas não houve tempo para a votação dos demais itens – dois projetos de lei em segunda discussão e seis projetos de lei em primeira discussão, estes últimos sobre denominações de espaços públicos. A prorrogação do tempo para deliberação das matérias não foi aprovada para não prejudicar o Expediente, espaço destinado à fala dos oradores inscritos para a Tribuna Popular e também para os discursos dos vereadores, e por isso as proposituras não foram apreciadas e retornarão ao Plenário nas próximas reuniões.
Confira, nesta página, o vídeo da íntegra desta 8ª Reunião Ordinária.
Câmara repudia Mc por danos ao gramado do estádio do Barão de Serra Negra
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
Regularização de imóveis é tema de audiência pública nesta terça (13), na Câmara
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Vereador participa de reunião sobre necessidades das pessoas com epilepsia
Vereador prestigia eventos voltados à inclusão e acessibilidade em São Paulo
Indicação pede equipamentos de lazer e infraestrutura no Nova Água Branca
Vereador se reúne com nova diretoria da Societá Italiana
Câmara parabeniza associação esportiva pelos 20 anos de história em Piracicaba
Câmara enaltece o legado do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino
Câmara promove audiência pública sobre impactos ambientais no Rio Piracicaba
Câmara aprova PDL que concede Título de Cidadão Piracicabano a Deputado Federal
Ex-jogador de futebol receberá voto de congratulações por lançamento de livro
Câmara vota requerimentos sobre transporte, ecopontos e manutenção de espaços
Câmara aprova solene em homenagem à "Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha”