
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Gustavo Pompeo defende a criação de uma solenidade oficial pela Semana da Comunidade Italiana, a ser realizada anualmente na Câmara Municipal
Vereador se reúne com nova diretoria da Societá Italiana
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador Gustavo Pompeo (Avante) se reuniu com a nova diretoria da Societa Italiana Di Mútuo Soccorso de Piracicaba, na última quarta-feira (7), para tratar de projetos voltados à valorização da cultura italiana no município.
O encontro teve como pauta principal a proposta de criação de uma solenidade oficial em comemoração à Semana da Comunidade Italiana na cidade, a ser realizada anualmente na Câmara Municipal, defendida pela parlamentar.
A intenção é que a celebração também passe a integrar o Calendário Oficial do Município.
Durante a reunião, o parlamentar destacou a relevância histórica e cultural da comunidade ítalo-brasileira para Piracicaba e enfatizou a importância em promover ações que resgatem, valorizem e fortaleçam esse legado. "Piracicaba é lar de muitas famílias com raízes
italianas", enfatiza Pompeo.
"Essa história merece ser celebrada e reconhecida com a dignidade que carrega", afirmou Gustavo. Outro tema abordado foi a recente Moção de Repúdio protocolada pelo vereador contra o Decreto-Lei nº 36/2025, da República Italiana, que altera drasticamente as regras para o reconhecimento da cidadania italiana por descendência ("iure sanguinis").
O decreto, assinado pelo Ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, estabelece que descendentes de italianos nascidos no exterior e que possuam outra nacionalidade são considerados como nunca tendo adquirido a cidadania italiana, salvo em exceções específicas.
Pompeo ainda lembrou da recente visita do deputado italiano Fabio Porta a Piracicaba, onde o tema foi discutido e reconhecido como pauta prioritária para a comunidade ítalo-brasileira. "A moção expressa solidariedade aos descendentes afetados e pede a revogação imediata do Decreto-Lei nº 36/2025, em consonância com a mobilização internacional já em curso por meio de petições públicas e manifestações de autoridades", considerou o parlamentar.
Com essa iniciativa, Gustavo reforça sua dedicação em estar ao lado das causas que representam a identidade e a história das famílias piracicabanas. "Não é só sobre política, é sobre gente, raízes e pertencimento. E eu vou continuar lutando para que a nossa cidade
reconheça e valorize tudo isso", concluiu o vereador.
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Estudos para asfaltamento da Estrada do Godinhos foram iniciados, diz Obras
Audiência pública discute asfaltamento de duas vias na região do Mário Dedini
Vereador acompanha retomada das obras no PSF 2 do Mário Dedini
Projeto de lei garante acesso a imagens de câmeras de trânsito em Piracicaba
Requerimento quer informações sobre atividades e obras em ginásios da cidade
Vereador solicita informações sobre aulas de musculação
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Semana de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas realiza atividade de encerramento
Câmara aprova requerimento sobre distribuição de materiais esportivos
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Fórum Permanente de Saúde Integral promove interação com alunos