
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Moção de Rai de Almeida apoia categoria "para que o Ministério da Fazenda realize abertura da Mesa de Negociação, a fim de reajustar os salários em 2025 e 2026"
Rai de Almeida é autora da moção 81/2025, aprovada nesta segunda (12), de apoio aos Auditores e Analistas Fiscais da Receita Federal do Brasil
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Em moção aprovada na noite desta segunda-feira (12), na 25ª Reunião Ordinária, a Câmara Municipal de Piracicaba presta apoio aos Auditores e Analistas Fiscais da Receita Federal do Brasil “para que o Ministério da Fazenda realize abertura da Mesa de Negociação, a fim de reajustar os salários em 2025 e 2026”.
Rai de Almeida (PT), autora da moção 81/2025, destaca no texto aprovado em plenário que “os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (RFB) prestam inúmeros serviços inestimáveis à sociedade brasileira”, promovendo “um país mais justo e próspero, pois garantem os recursos para efetivação das políticas públicas, tais como, aposentadorias, sistema único de saúde, educação e segurança”.
A parlamentar também salienta que “é por meio do trabalho destes profissionais que se combate a entrada de mercadorias ilegais nas fronteiras e se promove justiça fiscal no combate à sonegação”.
Ela ainda traz no texto que a pauta de reivindicações da categoria foi apresentada em novembro de 2024, “e que infelizmente até a presente data não conseguiram avançar na construção do necessário reconhecimento pelos vários governos federais na última década, mesmo que estes governos saibam que a RFB é o órgão arrecadador da Nação”.
Segundo a moção, os auditores e analistas estão “há 4 meses em greve e em mobilização, solicitando que o governo abra a mesa de negociação” para que os sindicatos dos servidores da RFB apresentem suas demandas prioritárias e concluam como as demais categorias dos servidores do Executivo suas pautas.
O documento também aponta que “a atual campanha salarial é para reajustes e recomposição salarial e não aumento real, com o único intuito de manter o mesmo poder aquisitivo, de acordo com a inflação” e sinaliza que, “de 2017 a 2023 não houve nenhum reajuste salarial”, e que “em 2023 houve apenas a regulamentação do bônus que era parte das negociações de 2016”.
Rai de Almeida traz que, apesar de negociações e reajustes para outras categorias do Executivo federal, não houve negociações específicas com os servidores da Receita e, por fim, diz que “a greve dos Auditores Fiscais da RFB pode comprometer o valor do Fundo de Participação do Município (FPM), que se sustenta pelo IR – Imposto de Renda e pelo IPI - Impostos sobre Produtos Industrializados, ambos fiscalizados por essa categoria em greve”.
A parlamentar, ao justificar seu voto na tribuna, disse: "eis que há uma defasagem em razão dos não reajustes de 2017 a 2023. Em 2024, houve um reajuste de 9%, o governo federal deu um reajuste de 9% para todos os servidores da União, mas os auditores, eles se encontram em greve em razão de uma luta, especificamente desta categoria, para a recomposição dos seus salários, das perdas salariais".
Ela ainda classificou os trabalhos dos servidores da Receita como "memorável", já que eles garantem recursos para as políticas públicas do país, combatem a sonegação e impedem que mercadorias ilegais entrem no país.
O discurso completo de Rai de Almeida pode ser visto no vídeo acima.
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Projeto sobre placa com informações em elevadores é aprovado em 2ª discussão
Escolas estaduais de Piracicaba são saudadas por adotarem modelo cívico-militar
Empresa de contabilidade receberá moção de aplausos pelos 45 anos de existência
Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres
Audiência pública debate estratégias para proteção do Rio Piracicaba
Requerimento pergunta se Prefeitura prevê implantar novos ecopontos no município
Vereador quer informações sobre possível uso de solo irregular em área verde
Requerimento quer informações sobre estabelecimento voltado ao segmento pet
Requerimento questiona possível construção irregular em APP no Pq Conceição II
Requerimento cobra explicações sobre corte de bolsas de estudos a servidores
Moção repudia decreto italiano que limita obtenção de cidadania por descendência
Câmara aprova moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão
Requerimento questiona manutenção em banheiro público no Centro
Vereador cobra informações sobre indicações não atendidas no bairro Maracanã