EM PIRACICABA (SP) 17 DE JUNHO DE 2025

Vereador questiona deslocamento de alunos do Nova Suíça e cobra escola no bairro

Requerimento de autoria de Fábio Silva, aprovado nesta segunda (16), quer informações sobre número de estudantes que se deslocam para outros bairros




Toque na imagem para aumentar

Fábio Silva é autor do requerimento 601/2025, aprovado na noite desta segunda-feira (16) durante a 35ª Reunião Ordinária da Câmara

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O vereador Fábio Silva (Republicanos), por meio de requerimento aprovado durante a 35ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (16), busca informações sobre o número de estudantes do Nova Suíça que precisam se deslocar para bairros distantes para frequentarem a escola e sobre alternativas para viabilizar unidade de ensino mais próxima.

No documento aprovado em plenário, o vereador relata que "a ausência de uma escola no Bairro Nova Suíça obriga diversos estudantes a se deslocarem para escolas mais distantes, como as localizadas nos bairros Serrote, Santo Antônio, Pau Queimado e Paulista, dificultando o acesso à educação e impactando negativamente o desenvolvimento escolar dessas crianças".

Ele também cita "a possibilidade de reativação da antiga escola do Bairro Volta Grande, que foi invadida, como alternativa para atender à demanda local e reduzir a necessidade de deslocamento dos estudantes".

Diante disso, o vereador, no requerimento 601/2025, pergunta quantos estudantes do Nova Suíça frequentam escolas mais distantes. Ele também indaga sobre a viabilidade da reativação da antiga escola do Bairro Volta Grande, a fim de atender à demanda da comunidade. Além disso, ele questiona se há, por parte do Executivo, planejamento para a construção de uma nova unidade escolar no bairro, "considerando o crescimento populacional".

Fábio Silva igualmente pergunta quais medidas estão sendo estudadas para garantir acesso facilitado à educação para as crianças do bairro, se há previsão orçamentária para a reestruturação da unidade escolar desativada ou para a implementação de um novo espaço educacional. Ele também quer saber quais seriam os critérios para a inclusão de alunos na nova unidade escolar, caso ela seja reativada.

Por fim, ele pergunta se existe algum plano de transporte escolar específico para atender esses alunos até que uma escola mais próxima seja viabilizada.

A propositura segue agora para análise e resposta do setor competente.

Legislativo Fabio Silva

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas