Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Câmara aprova o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável
Instrumento organiza as diretrizes para o desenvolvimento rural, orientando as ações dos agentes públicos e privados e integrando as políticas públicas do setor.
Projeto de lei complementar foi aprovado nesta segunda-feira
A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou, nesta segunda-feira (14), o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, instrumento atrelado ao Plano Diretor que servirá de suporte para orientar as ações de agentes públicos e privados e integrar as políticas públicas do setor.
O projeto de lei complementar 20/2020, de autoria do Executivo, foi analisado em duas discussões, em reuniões ordinária e extraordinárias realizadas à noite, após ter sido objeto de audiência pública pela manhã.
A vereadora Nancy Thame (PV) enfatizou a importância da aprovação do plano, classificando-o como "um novo marco para o município", e o relacionou à articulação feita pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, que foi instituída na Câmara na atual legislatura e que tem a parlamentar como presidente, Gilmar Rotta (CID) como relator e Laércio Trevisan Jr. (PL) como membro.
"Resolvemos, enquanto Comissão de Agricultura, ver com o Comder [Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural] quais as fragilidades da agricultura sustentável no município. [Com o Plano Diretor] Saiu a obrigatoriedade de ter o Plano de Desenvolvimento Rural, com revisão tendo de ser feita de dez em dez anos. O Executivo traz bem elaboradas essas normativas todas, e o plano contempla pequenas propriedades e políticas públicas para ter um desenvolvimento a contento", resumiu Nancy Thame.
Na justificativa do projeto de lei complementar, o prefeito Barjas Negri (PSDB) cita que a "minuta da proposta foi devidamente apresentada, revisada e aprovada por membros do Comder". "A fixação do homem no campo, acompanhada de uma política de infraestrutura consistente, é uma das prerrogativas do plano, que contempla as diretrizes e ações específicas para a área rural de Piracicaba, valorizando e fomentando as atividades agropecuárias locais, além de preservar os recursos naturais e o meio ambiente", completa o chefe do Executivo.
O plano traz os princípios e objetivos norteadores da Política de Desenvolvimento Rural Sustentável, Segurança Alimentar e Nutricional, que se relaciona à área rural e demais territórios com atividades rurais, em seu uso e ocupação do solo, meio ambiente, bacias hidrográficas, áreas de preservação permanente, unidades de conservação, habitação, regularização fundiária, saneamento básico, produção de alimentos e segurança alimentar.
O plano também aborda as atividades de produção agropecuária do município; a agricultura familiar, orgânica ou agroecológica e a segurança alimentar; o controle sanitário; a adequação ambiental; a infraestrutura; e o turismo na área rural. Para acessar a íntegra do texto, clique aqui.
Notícias relacionadas
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Em discurso, vereador agradece por três mandatos