
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Instrumento organiza as diretrizes para o desenvolvimento rural, orientando as ações dos agentes públicos e privados e integrando as políticas públicas do setor.
Projeto de lei complementar foi aprovado nesta segunda-feira
A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou, nesta segunda-feira (14), o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, instrumento atrelado ao Plano Diretor que servirá de suporte para orientar as ações de agentes públicos e privados e integrar as políticas públicas do setor.
O projeto de lei complementar 20/2020, de autoria do Executivo, foi analisado em duas discussões, em reuniões ordinária e extraordinárias realizadas à noite, após ter sido objeto de audiência pública pela manhã.
A vereadora Nancy Thame (PV) enfatizou a importância da aprovação do plano, classificando-o como "um novo marco para o município", e o relacionou à articulação feita pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, que foi instituída na Câmara na atual legislatura e que tem a parlamentar como presidente, Gilmar Rotta (CID) como relator e Laércio Trevisan Jr. (PL) como membro.
"Resolvemos, enquanto Comissão de Agricultura, ver com o Comder [Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural] quais as fragilidades da agricultura sustentável no município. [Com o Plano Diretor] Saiu a obrigatoriedade de ter o Plano de Desenvolvimento Rural, com revisão tendo de ser feita de dez em dez anos. O Executivo traz bem elaboradas essas normativas todas, e o plano contempla pequenas propriedades e políticas públicas para ter um desenvolvimento a contento", resumiu Nancy Thame.
Na justificativa do projeto de lei complementar, o prefeito Barjas Negri (PSDB) cita que a "minuta da proposta foi devidamente apresentada, revisada e aprovada por membros do Comder". "A fixação do homem no campo, acompanhada de uma política de infraestrutura consistente, é uma das prerrogativas do plano, que contempla as diretrizes e ações específicas para a área rural de Piracicaba, valorizando e fomentando as atividades agropecuárias locais, além de preservar os recursos naturais e o meio ambiente", completa o chefe do Executivo.
O plano traz os princípios e objetivos norteadores da Política de Desenvolvimento Rural Sustentável, Segurança Alimentar e Nutricional, que se relaciona à área rural e demais territórios com atividades rurais, em seu uso e ocupação do solo, meio ambiente, bacias hidrográficas, áreas de preservação permanente, unidades de conservação, habitação, regularização fundiária, saneamento básico, produção de alimentos e segurança alimentar.
O plano também aborda as atividades de produção agropecuária do município; a agricultura familiar, orgânica ou agroecológica e a segurança alimentar; o controle sanitário; a adequação ambiental; a infraestrutura; e o turismo na área rural. Para acessar a íntegra do texto, clique aqui.
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Câmara exalta legado de Benedito Giannetti pelo amor ao automobilismo
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Em votação de requerimento, vereadores cobram explicações do Samu
Vereador encaminha demandas de escola municipal do bairro Vale do Sol
Requerimento pede transparência sobre emendas enviadas à cidade
Vereadores participam de solenidade no Tiro de Guerra