Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Câmara aprova PL que respalda SemacTur na captação de recursos
Ampliação do conselho municipal de Política Cultural possibilitará que Piracicaba receba recursos da lei Aldir Blanc; a vereadora Nancy Thame destacou a relevância do PL
Câmara aprova PL que respalda SemacTur na captação de recursos
Projeto de lei 58/2020, de autoria do Executivo, aprovado nas 15ª e 16ª reuniões extraordinárias de ontem (18), em primeira e segunda discussão, prorroga o mandato do conselho municipal de Política Cultural, nomeado pelo decreto nº 17.321/2017. A vereadora Nancy Thame (PV) se manifestou na aprovação do projeto, com destaque à abrangência da iniciativa, que reforçará decisões da SemacTur (secretaria municipal de Cultura e Turismo), na liberação de recursos, a exemplo da lei Aldir Blanc.
O mandato dos atuais membros do Conselho Municipal de Política Cultural será até 31 de dezembro de 2020. Ficam mantidas e convalidadas todas as decisões registradas em atas, devidamente publicadas pelo Conselho, no âmbito do mandato que ora se prorroga.
Na justificativa do projeto o Executivo esclarece que o projeto visa prorrogar o mandato atual dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural, tanto dos representantes da sociedade civil, quanto dos membros do Poder Público e isso se dá em razão de que a eleição programada para este Conselho já foi adiada por duas vezes (nos meses de março e maio) devido às restrições constantes da quarentena decretada devido à pandemia do Covid-19, que restringe a realização de eventos em que haja aglomeração de pessoas.
A propositura vem ao encontro de pedido do próprio Conselho, que justifica não dispor de meios para realização de eleição virtual e que acredita que mesmo eleições presenciais, se houvesse a possibilidade, teriam a participação pública prejudicada devido ao receio da população de participação em tais eventos.
O Executivo justifica, ainda, a necessidade do fato de que tramita junto ao Congresso Nacional o projeto de lei nº 1.075/2020 que “dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural, enquanto as medidas de isolamento ou quarentena estiverem vigentes, de acordo com a lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020”, o qual trará, por certo, recursos ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que dependerão para sua transferência da comprovação do funcionamento e nomeação regular do Conselho Municipal de Política Cultural.
O Executivo também destacou a relevância dos trabalhos prestados por esse Conselho, principalmente na discussão e representação da sociedade civil, na aprovação de propostas para a área cultural e, principalmente, na administração dos recursos.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Voto de congratulações contempla piracicabano nas Olimpíadas de Paris
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede manutenção no bairro Javary I
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Em discurso, vereador agradece por três mandatos
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Imobiliária é reconhecida pela Câmara por completar 25 anos
Vereador solicita melhorias para o bairro Jardim Abaeté