Vereador pede informações sobre atendimento na USF Gran Park/Vida Nova
Câmara aprova programa de reinserção social para dependentes químicos
Projeto prevê incentivo ao emprego para pessoas com dependência química com quadro estável e em estabilidade
Vereador Gustavo Pompeo (Avante) é autor do projeto
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, durante a 60ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (10), o projeto de lei nº 174/2024, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que institui o Programa de Incentivo ao Emprego e à Reinserção Social de Dependentes Químicos no município. Foi aprovado o texto substitutivo elaborado pela CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), em primeira discussão.
O programa tem como objetivos promover a reinserção as pessoas em estabilidade da dependência química, com quadro estável, através de campanhas institucionais de divulgação, articulação entre comunidades terapêuticas, organizações da sociedade civil e a rede de atendimento psicossocial do município.
Além disso, promover a realização de seminários, palestras, encontros, programas de divulgação e radiodifusão sobre prevenção do uso de drogas e suas prováveis consequências; incentivar a realização de cursos e projetos de formação e qualificação profissional para dependentes químicos; estimular o retorno às atividades educacionais e desenvolver a participação do dependente químico em grupos de apoio.
O projeto ainda estabelece que o Poder Público manterá campanhas permanentes de prevenção ao uso indevido de substâncias geradores de dependência química. E prevê que o Poder Executivo regulamentará a lei no que couber.
Ao discutir o projeto, o autor Gustavo Pompeo destacou que 10 de outubro é o Dia Internacional da Saúde Mental. Ele ressaltou que a combinação de emprego e reinserção social contribui para a reabilitação. Em aparte, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, declarou apoio à iniciativa. Já o vereador Pedro Kawai (PSDB), ao justificar voto, lembrou que o programa é um complemento ao trabalho desenvolvido pelo Fórum de Saúde Mental e Combate à Dependência Química instituído na Casa.
O projeto ainda voltará ao Plenário para o segundo turno de votação. Confira, nos vídeos, os discursos dos vereadores sobre o tema.
Notícias relacionadas
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Requerimento pede informações sobre ação judicial envolvendo o Semae
Moção celebra quatro décadas de empresa do setor metal-mecânico
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Requerimentos solicitam dados sobre contratos entre Prefeitura e FIPE
Tribuna Popular: orador critica dificuldades enfrentadas por autistas
Câmara aprova ampliação de transporte para pessoas com deficiência
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025
Requerimento pede detalhes sobre obras em via do Bosques do Lenheiro
Requerimento pede informações sobre viaturas da GCM que estão paradas
Câmara aprova título de Cidadão Piracicabano a ex-assessor parlamentar
Licitação para compra de material didático é tema de requerimento