
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Projeto de lei aprovado em segunda discussão tem como autor o vereador Renan Paes
Projeto de lei de Renan Paes foi aprovado em segunda discussão nesta segunda-feira
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, de forma definitiva, o projeto de lei 91/2025, de autoria do vereador Renan Paes (PL), que veda a atividade de guardador e lavador autônomo irregular de veículos em vias e logradouros públicos da cidade quando houver cobrança de valor ou em favor pelo serviço. O texto, deliberado em segunda discussão nesta segunda-feira (23), durante a 36ª Reunião Ordinária, agora segue para sanção do Executivo.
O projeto aprovado classifica como irregular a atuação do flanelinha ou lavador que apresente uma ou mais das seguintes condutas: exija "qualquer remuneração, mesmo que dissimuladamente, dos usuários que estacionem, pretendam estacionar ou tenham estacionado seus veículos nos logradouros públicos"; estabeleça ou sugira, "mesmo que de forma velada, qualquer espécie de tabela de preços pelo estacionamento de veículos em logradouros públicos"; demarque o solo com cones, faixas, caixas, fitas ou qualquer objeto semelhante com a finalidade de reserva de vaga; ou esteja em desacordo com a lei federal 6.242/1975 (a qual exige cadastro na Delegacia Regional do Trabalho).
O descumprimento das regras contidas no projeto de lei gerará punição ao infrator com multa de R$ 501, dobrada se houver reincidência no período de cinco anos contados da última infração. A matéria ainda faculta ao Poder Público municipal elaborar um plano de ação para a inserção social dos guardadores e lavadores de veículos autônomos que forem advertidos pelos órgãos competentes.
Na justificativa da propositura, Renan Paes afirma que "a abordagem dos guardadores e lavadores irregulares de veículos automotores é comumente acompanhada de ameaças implícitas e, às vezes, explícitas". "Muitos não se contentam com a quantia que lhes é dada e exigem, de forma intimidadora, o pagamento de determinado valor, às vezes até com agressões verbais e físicas contra mulheres e idosos. Apropriam-se do espaço público cobrando por um local que é tão nosso quanto deles. Em alguns casos, os guardadores irregulares cobram valores altíssimos e, por não haver fiscalização, os motoristas acabam pagando o valor por medo de terem seus veículos automotores depredados", comenta.
O vereador diz ser "imprescindível" a atuação da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes para "coibir a atuação irregular dos guardadores de veículos, exigindo que estes estejam devidamente registrados na Delegacia Regional do Trabalho e identificados por meio de crachás". "Não há dúvidas de que inibir a coação exercida pelos denominados 'flanelinhas' contribui para o sossego e bem-estar da coletividade e a ordenação da vida na cidade", afirma Renan Paes.
Antes da votação em segunda discussão, Rai de Almeida (PT) e o autor do projeto de lei discutiram a matéria na tribuna. A vereadora chamou a atenção que será necessária a regulamentação da lei, no que Renan Paes observou que não cabe à Câmara fazer isso, já que tornaria o projeto inconstitucional.
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp