EM PIRACICABA (SP) 04 DE OUTUBRO DE 2022

Câmara aprova reunião solene para celebrar Dia Municipal do Ciclista

Solenidade em comemoração à data será realizada anualmente, no dia 1º de setembro




Toque na imagem para aumentar

Vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná, quer incentivar uso da bicicleta

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 47ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (3), o projeto de decreto legislativo 52/2022, de autoria do vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná, que institui reunião solene para comemoração do Dia Municipal do Ciclista no âmbito do Poder Legislativo. A solenidade em comemoração à data será realizada anualmente, no dia 1º de setembro.

O autor justificou, no texto do projeto, que é necessário incentivar a população a refletir sobre os problemas do trânsito e a necessidade de criação de políticas de mobilidade. O calendário oficial do município já conta com a data, instituída através da Lei Municipal N° 9.022/2018, também de autoria do vereador. Nacionalmente, o Dia do Ciclista é comemorado no dia 19 de agosto, data em que, em 2006, o biólogo e ciclista brasiliense Pedro Davison foi morto ao ser atropelado por um motorista bêbado, que fugiu sem prestar socorro.

A celebração se dá através de ações de incentivo ao ciclismo e instruções aos outros integrantes do sistema de trânsito. Além disso, para o autor da matéria, é importante promover o uso da bicicleta, que é um meio de transporte sustentável e viável. “É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito”, salientou, na propositura. “A bicicleta ajuda a manter a cidade limpa e com um trânsito livre, promovendo assim uma melhora na qualidade de vida para todos”. 

Reunião Ordinária Valdir Marques

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas