Última reunião ordinária da Legislatura acontece nesta quinta-feira
Câmara concede título de cidadania a incentivador da PHILIPS local
O paulistano Daniel José de Carvalho, um dos idealizadores da fábrica da PHILIPS na cidade recebe o Título de Cidadão Piracicabano, conforme iniciativa de Anilton Rissato
Câmara concede título de cidadania a incentivador da PHILIPS local
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Anilton Rissato (PP), no projeto de decreto legislativo 40/2024, concede o Título de “Cidadão Piracicabano” a Daniel José de Carvalho, natural de São Paulo, com destaque à sua disposição de ser um dos idealizadores e a vinda da unidade da PHILIPS, na cidade, que nos tempos áureos, na década de 1980 chegou a empregar mais de 900 pessoas, antes da fábrica encerrar seus trabalhos e, se estabelecer na Zona Franca de Manaus.
A reunião solene acontece nesta sexta-feira (13). O evento será realizado nas dependências do salão nobre "Helly de Campos Melges", prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, Centro, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também poderá ser conferido nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br
HISTÓRICO - Daniel José de Carvalho nasceu na zona Norte de São Paulo, em 13/11/1937. Realizou o curso primário no Externato Santa Terezinha. Na época o primário consistia em quatro anos. Em seguida cursou o admissão ao ginásio, e o ginasial no Colégio Salete, em Santana, na zona Norte.
Aos 14 anos de idade começou a atuar na Rádio São Paulo, como radiator mirim, em novelas do Capitão Atlas de Péricles do Amaral. Começou a trabalhar em pequenas empresas do bairro Santana. Fez o curso de inglês com duração de quatro anos na União Cultural Brasil – Estados Unidos, em São Paulo.
Alistou-se ao serviço militar, e foi dispensado por excesso de contingente. Em 1960 começou o curso de Engenharia Industrial pela Internacional Correspondence Schools na Pensilvânia – USA. Em maio de 1960 começou a trabalhar na PHILIPS, em São Paulo, como desenhista projetista mecânico.
Em 12/05/1960 casou-se com Neusa Inácio de Carvalho, filha de libaneses, em 22/05/1961 nasceu a filha Denise. Em 28/06/1962 nasceu a filha Nanci. Em 25/08/1964 em São Paulo nasceu o filho Sérgio. Em 1965, em São Paulo, sua esposa Neusa faz a primeira cirurgia do coração. Em 02/03/1971, nasceu o filho Fábio Inácio de Carvalho. Em 1972 vai para Holanda à trabalho, e fica por 6 meses. Em 1972, foi transferido da PHILIPS de São Paulo, para a PHILIPS de Piracicaba, como responsável pelas obras da fábrica e pela manutenção.
Posteriormente foi transferido para o cargo de gerente de produção de componentes (plástico injetado, alto faltantes e micromotores). Em 1976 vai à Áustria a trabalho. Em 1980 obteve o diploma de administrador de empresas, pela Universidade Metodista de Piracicaba.
Em 1982 foi para Bélgica à trabalho.
Com o encerramento das atividades e PHILIPS Piracicaba, retornou à PHILIPS de São Paulo. Suas filhas Denise e Nanci, como já estavam casadas, permaneceram em Piracicaba, o filho Sérgio estava fazendo Tiro de Guerra, continuou em Piracicaba. Em 1985 em São Paulo, obteve o diploma de engenheiro industrial pelos Estados Unidos. Em 1985 em São Paulo sua esposa Neusa passa pela segunda cirurgia do coração.
Em 1986 Daniel vai ao Chile à trabalho. Em 1987/1988 foi a Taiwan a trabalho, e nesta viagem fez a volta ao mundo, pois foi do Brasil a Taiwan sobrevoando o Pacífico. Em 1987 em São Paulo obteve a aposentadoria, porém continuou trabalhando. Em 31/07/1989 foi
desligado da PHILIPS em São Paulo, e em sociedade com outros ex-funcionários, compraram o setor de projetos civis da PHILIPS, então chamando de INTARCO.
Em 1989/1990 foi a trabalho ao Chile, Argentina, Colombia, El Salvador e Venezuela. Em 1994/1996 foi a trabalho para o Texas, Vermont e Dallas nos EUA. Em 1998 iniciou o curso de ator na Faculdade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Em 2000 em São Paulo, sua esposa Neusa sofre AVC, e com os filhos todos casados, vieram de volta para Piracicaba, onde eles estavam morando. Começou a escrever romances, escreveu e publicou 16 romances. Em 2012 sua esposa Neusa faleceu.
Em 2019 casou-se com Manon Mary Carron, na cidade de Piracicaba. Na descrição histórica o vereador Anilton Rissato ressalta que a vinda da empresa PHILIPS para Piracicaba teve o empenho de Daniel José Carvalho, abrindo muitas vagas de emprego na cidade. "Daniel por ser uma pessoa totalmente altruísta sempre pensou no próximo, ajudando, ensinando doando seu tempo com todo amor, carinho e dedicação", concluiu o parlamentar.
Notícias relacionadas
"Mulheres em Contexto": Escola do Legislativo lança livro eletrônico
Câmara aprova seis projetos para denominações de espaços públicos
Quatro votos de congratulações são aprovados na 76° Reunião Ordinária
Resolução consolida denominações de espaços dos prédios da Câmara
Solenidade contempla médicos com o Título de Cidadão Piracicabano
Câmara aprova projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência
Escola do Legislativo traz palestra e lançamento de livro nesta terça
Câmara vota projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência
Crime e dança: o caso dos italianos Albertin, Bagno e Mazzeo
Sete honrarias foram aprovadas pela Câmara na 75° Reunião Ordinária
Câmara aprova cinco projetos para denominações de espaços públicos
Câmara de Piracicaba aprova orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2025
Câmara conclui votação da Lei Orçamentária 2025 nesta quinta-feira (5)
Evento que destaca a história dos cinemas da cidade é cancelado