EM PIRACICABA (SP) 05 DE JANEIRO DE 2022

Câmara concede voto de congratulações a engenheiro da Esalq

Iniciativa do vereador Laércio Tevisan Jr. contempla Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, pelo seu extenso trabalho desenvolvido como professor, pesquisador e cientista.




Toque na imagem para aumentar

Câmara concede voto de congratulações a engenheiro da Esalq

Crédito: Assessoria parlamentar


A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) confere o requerimento de voto de contratulações 1080/2021, ao engenheiro Agrônomo e Professor da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (Esalq-USP), Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, pelo seu extenso trabalho desenvolvido como professor, pesquisador e cientista na área da agronomia.

A entrega da honraria aconteceu na manhã desta quarta-feira, em ato solene, juntamente com o radialista Mário Luis, nas dependências da Rádio Educadora, rua São José.

REQUERIMENTO - na honraria da Câmara, o vereador Trevisan Jr. destaca que Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni é Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) em 1985, Mestre (1992) e Doutor (1996) em Solos e Nutrição de Plantas e Livre-Docente em Química do Solo (2000) pela ESALQ/USP, com Pós-Doutorado pela Universidade da Flórida (2005/2006).

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPQ, tem experiência na área de Química e Fertilidade do Solo, atuando em alterações químicas do solo em função do manejo e comportamento de elementos potencialmente tóxicos no ambiente. Atua também na área de Redação e Comunicação Científica.

É Professor titular do Departamento de Ciência do Solo, Coordenador do Programa SolloAgro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável (com cursos/treinamentos presenciais em mais de 15 cidades brasileiras e no Paraguai; além de cursos a distância para mais de 1.000 alunos no Brasil e no exterior), Coordenador do Laboratório Multiusuário de Análises Ambientais da ESALQ/USP, Membro da Congregação da ESALQ (representante dos Professores Titulares) e Diretor Científico da Fundação Agrisus (Agricultura Sustentável).

Foi Chefe do Departamento de Ciência do Solo e Coordenador do Laboratório de Análise do Solo por 15 anos (média de 25.000 análises/ano), Presidente da Comissão de Atividades Docentes, da Comissão de Convênios e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ, Coordenador da Câmara de Cursos de Extensão da USP, Editor-Chefe da revista Scientia Agricola por 14 anos, Membro do Comitê Consultivo da base SciELO (Scientific Electronic Library Online) por 11 anos e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) por 2 anos.

Publicou até o momento 179 artigos em revistas científicas, 6 livros, 60 artigos técnicos em boletins, 172 trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais. Proferiu 116 palestras no Brasil e no exterior. Participou de 285 bancas de avaliação de trabalhos de conclusão de curso, exames de qualificação, mestrado, doutorado, concursos públicos etc. Coordenou 56 eventos científicos (congressos, feiras, seminários, simpósios etc). Orientou 20 dissertações de mestrado, 23 teses de doutorado, supervisionou 3 pós-doutorandos e 94 alunos de iniciação científica/treinamento técnico.

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Solo (05/12), a iniciativa Expertscape utilizou algoritmos para tabular artigos do banco de dados Medline, do PubMed, desenvolvido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Foram ranqueados os pesquisadores brasileiros de destaque que publicaram artigos em temas de interesse mundial nos últimos 10 anos na área de Ciência do Solo com interface com a área ambiental e de saúde pública.

A Expertscape levou em conta a qualidade dos artigos e das revistas, assim como as citações desses artigos pela comunidade científica. Foi ranqueado no top 0,5% do mundo e está entre os 1.000 pesquisadores com maior pontuação dentre 165.000 pesquisadores. Ficou em 8º lugar no Brasil dentre quase 6.000 pesquisadores brasileiros, ao lado de mais 3 pesquisadores do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ que figuram entre os 20 primeiros: Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (6º lugar), Tiago Osório Ferreira (11º lugar) e Fernando Dini Andreote (18º lugar).

"Assim, considerando que compete ao Poder Legislativo de Piracicaba, legítimo representante do povo no poder constituído, registrar e realçar perante a sociedade, as ações relevantes dos organismos sociais, esportivos, religiosos e educacionais, pessoas físicas e jurídicas e em todas as áreas que se destacam na cidade de Piracicaba", enfatizou o parlamentar no teor da honraria.

Laércio Trevisan Jr Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas