
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Pedro Kawai destaca Semana Municipal da Dança e do Dia do Profissional da Dança 2014, além de enfatizar a realização do 1º Ateliê Internacional da SP Companhia de Dança
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Pedro Kawai (PSDB) realizou na manhã desta terça-feira (29) a reunião solene que marca na cidade a Semana Municipal da Dança e do Dia do Profissional da Dança 2014, em comemoração ao Dia Mundial da Dança (29 abril). A solenidade transcorreu-se nas dependências do Teatro Erotides de Campos, Engenho Central, às 8h30 e, contemplou três profissionais: Cássia Navas (consultora do Piradança) e as integrantes da São Paulo Companhia de Dança: Inês Bogéa (diretora artística) e Marcela Benvegnu (coordenadora).
O evento também marca em Piracicaba a realização do 1º Ateliê Internacional da São Paulo Companhia de Dança, com cerca de 200 participantes, dentre bailarinos, professores, coreógrafos, jornalistas e fotógrafos de dança, vindos de mais de 70 diferentes cidades e estados brasileiros, e do exterior, de países como Alemanha, Inglaterra, Argentina, Bélgica e Espanha, totalizando nove nações, que vivenciarão uma intensa programação, de 29 de abril a 3 de maio, nas dependências do Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, onde terão aulas práticas e teóricas, espetáculos e processos coreográficos, para juntos comemorarem a Semana da Dança.
A Semana Municipal de Dança e do Dia do Profissional da Dança acontece na Câmara por força do Decreto Legislativo 10/2011, de autoria do ex-vereador Bruno Prata (PSDB) como forma da cidade reconhecer um importante celeiro de profissionais que tem na dança a sua principal atividade, alguns com projeção internacional, a exemplo da bailarina Monike Cristina.
O evento está inserido no calendário do Legislativo em consonância com a Lei Municipal nº 5859/2006, que tem o objetivo de estimular a população piracicabana em geral, proporcionar aos grupos e escolas de dança discussão e o aprimoramento da arte da dança em seus variados aspectos e formas, através da realização de debates, conferências, seminários, palestras, projeções, concursos diversos, exposições, apresentações, entre outras atividades artísticas. A comemoração local também evidencia anualmente o dia mundial da Dança e, representa uma forma do Poder Legislativo homenagear profissionais que constantemente estão projetando o nome de Piracicaba além fronteiras.
A solenidade, coordenada pelo mestre de cerimônia da Câmara, Marcelo Oliveira foi aberta com a exibição de vídeos focando os três homenageados, com destaque à formação profissional, que na oportunidade receberam Diploma de Reconhecimento ao Mérito. Os vereadores Paulo Camolesi (PV) e Madalena foram representados por assessores. O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) e os vereadores Matheus Erler (PSC) e Dirceu Alves (PROS) justificaram ausência.
A diretora da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), Camilla Pupa, que também é diretora da Sinddança (Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo) falou na solenidade em nome da secretária municipal de Ação Cultural, Rosangela Camolese, bem como representou a homenageada Cássia Navas.
Camila considerou o dia memorável em que a cidade recebe o evento da Companhia São Paulo de Dança na realização do 1º Ateliê Internacional, o que eleva a condição cultural de Piracicaba. Além de parabenizar a Câmara pelo reconhecimento aos profissionais que diariamente se dedicam em prol da dança.
O autor da solenidade, o vereador Pedro Kawai falou em nome dos demais parlamentares para registrar a importância de Piracicaba acolher um evento que contribui para dinamizar a cultura local. Além de reconhecer a trajetória de luta da secretária municipal de Ação Cultural, Rosangela Camolese em prol da cultura, de uma pessoa que não mede esforços e fomenta a cultura com “unhas e dentes”.
Kawai também enfatizou o quinto ano consecutivo em que os profissionais da dança são reconhecidos pela Câmara. Também comentou o quanto ainda é difícil se viver de arte no Brasil. O parlamentar também conclamou os participantes do evento a cobrarem os vereadores para que aprovem iniciativas semelhantes a Piracicaba, no estabelecimento de um dia específico para se comemorar os profissionais da dança, no que colocou o seu gabinete à disposição dos interessados a fomentar a criação da lei em suas cidades.
Kawai encerrou suas considerações reforçando as felicitações aos três contemplados na solenidade e, parabenizou os organizadores do 1º Ateliê Internacional. “Não basta sermos bons profissionais e sim sermos referências no mundo da dança”, disse.
Inês Bogéa falou em nome dos homenageados e, ressaltou o quanto é bonito ver a sociedade reconhecer um trabalho realizado, por profissionais que encontram as mais diferentes formas de se manifestar e mostrar sua arte ao mundo. Bógea também agradeceu os parceiros que viabilizaram a realização do evento em Piracicaba, bem como o papel do secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo. “Desta união da dança é que crescemos e faremos a dança ficar mais forte a cada dia”, disse.
CÁSSIA NAVAS
Atual consultora do Piradança (Secretaria Municipal de Ação Cultural de Piracicaba) é professora-doutora do Instituto de Artes/UNICAMP. Graduada em direito (USP), doutora em comunicação e semiótica (PUC-SP), pós-doutora em artes (ECA/USP) e especialista em gestão e políticas culturais (UNESCO, Université de Dijon, Ministère de La Culture/France), foi coordenadora da Extensão do Instituto de Artes/UNICAMP, pesquisadora da Equipe de Artes Cênicas/IDART/Secretaria Municipal de Cultura (São Paulo), coordenadora da Rede Stagiun e da Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Autora de diversas publicações: imagens da Dança em São Paulo; Dança Moderna, Dança e Mundialização: políticas da cultura do eixo Brasil-França; Vem Dançar; Cisne Negro Companhia de Dança, de Teatro do Movimento, um método para o intérprete-criador e de Arte da Composição.
Assinou as pesquisas dos vídeos: Como Dança São Paulo, Memória Presente: Klauss Vianna e do cd-rom Informação e memória da Dança no Brasil. Atuou como consultora do TD – Teatro de Dança e das Plataformas Estado da Dança (Secretaria de Estado da Cultura/SP), do programa BIBLIOTECA DO CORPO 2013 (SP Escola de Teatro/Secretaria de Estado da Cultura/SESC-SP) e do programa Dança Contemporânea (módulos 2009-11/SESC TV-SESC-SP), atuou ainda como consultora do Dança Ourinhos (SP).
Ministra palestras e cursos em vários festivais do país, tem textos publicados em vários livros e revistas. Pertence ao conselho editorial de várias revistas de universidades brasileiras, tendo sido conselheira titular de artes cênica/CNIC-Comissão Nacional de Incentivo Cultural/MINC – Ministério da Cultura do Brasil, membro do Colegiado Nacional de Dança/MINC e da diretoria da ABRACE/Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, compondo em 2014 a sua atual diretoria.
INÊS BOGÉA
É diretora artística da São Paulo Companhia de Dança. Doutora em Artes (Unicamp, 2007) é professora no curso de especialização em Linguagens da Arte da Universidade de São Paulo, documentarista e escritora. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de São Paulo de 2001 a 2007 e é autora dos livros infantis: O livro da dança (Cia das Letrinhas, 2002), Contos do balé (Cosac Naif, 2007) e Outros contos do balé (Cosac Naif, 2012).
Organizadora de oito ensaios sobre o Grupo Corpo (Cosac Naif, 2007) e Jogo de Corpo – Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança (Martins Fontes, 2013), entre outros títulos. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2297-2008). É autora de mais de 30 documentários sobre dança, entre eles: Renée Gumiel, a vida na pele (2005), Maria Duschenes – o espaço do movimento (2006) e da série Figuras da Dança.
MARCELA BENVEGNU
Coordenadora de Educativo, Memória e Comunicação da São Paulo Companhia de Dança é jornalista (UNIMEP, 2005) e crítica de dança. É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP (2007), pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2004).
Sua relação com Piracicaba é antiga. Foi repórter e editora assistente do Jornal de Piracicaba entre os anos de 2005 a 2009. No matutino escreveu a coluna semanal Tudo É Dança. É codiretora do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil desde 2009 e do site Revista de Dança. Atua em festivais de dança do país como jurada, crítica e palestrante. Publicou textos em livros e revistas acadêmicas. Publicou textos em livros e revistas acadêmicas como: Na Dança (Imprensa Oficial, 2005), Acervo Mídia Online (Produção Científica em Ciências da Comunicação, 2009), Terceiro Sinal (SPCD, 2011), Sala Preta (USP, 2011). É coautora do documentário: Roseli Rodrigues – Poesia em Movimento (2011).
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereador pede melhorias para o bairro Pau D’Alhinho
Vereador divulga curso sobre orçamento público e repasses para o Fumdeca
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Câmara entrega moção de aplausos ao projeto "Pernas Caipiras"
Fotógrafo Maycon Sacchi é homenageado pela Câmara
Alienação parental: advogadas alertam para danos psicológicos em crianças
Câmara realiza solenidade em homenagem ao Dia do Escoteiro
Câmara celebra o Dia Nacional dos Metalúrgicos
Vereador solicita pintura de mureta da Upa da Vila Sônia
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Vereador solicita iluminação no pátio do Varejão do Piracicamirim
Moção de aplausos da Câmara enaltece os 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Desbravadores e Aventureiros são homenageados pela Câmara
Delegado que assumiu chefia da Polícia Federal na cidade é homenageado