
Novo site da Câmara aposta em modernidade, transparência e navegação intuitiva
Fórum terá como protagonistas os trabalhadores do setor artístico-cultural, representando seus coletivos, em diálogo com o poder público
Fórum vai iniciar os trabalhos em janeiro de 2025 e se encerrará em dezembro de 2028
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Com o objetivo de abrir um espaço democrático para a discussão da política cultural da cidade para os próximos quatro anos, a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 72ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (25), o projeto de decreto legislativo nº 63/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que institui na Casa o Fórum Plurianual em Defesa da Cultura do Município de Piracicaba.
O projeto, aprovado em discussão única, prevê que o fórum vai iniciar os trabalhos em janeiro de 2025 e se encerrará em dezembro de 2028. De acordo com a justificativa da autora, o fórum terá como protagonistas os trabalhadores do setor artístico-cultural, representando seus coletivos e dialogando com o poder público acerca das ações culturais por ele desenvolvidas.
Ao justificar o voto, na sessão, Sílvia Morales destacou a importância dos fóruns criados no âmbito do Poder Legislativo para o estabelecimento de projetos e programas municipais. “Este é um fórum que vem para a cultura, amplia e traz o debate para dentro da Casa, que tem uma estrutura de gravações e atas”, afirmou.
O fórum terá como funções apresentar e acompanhar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da cultura; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam a produção e o desenvolvimento artístico-cultural no município, além de promover reuniões com autoridades, empresas, entidades afins e a sociedade civil sobre a cultura, entre outras atividades.
O fórum ainda deverá realizar estudos sobre os serviços prestados pelo poder público e propor melhorias; acompanhar a permanência de Piracicaba no Sistema Nacional de Cultura; criar mecanismos de atuação e de integração da diversidade artístico-cultural; trabalhar para a ampliação gradativa do orçamento destinado à cultura e também acompanhar a implementação do Plano Municipal de Cultura e sugerir ações que possam assegurar a democracia, a pluralidade e o respeito à diversidade.
O projeto prevê que a coordenação do fórum ficará a cargo do gabinete da vereadora Sílvia Morales e contará com a participação de representantes da Procuradoria Geral do Município, da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural), da Secretaria Municipal de Governo, do Comcult (Conselho Municipal de Políticas Culturais) e de cada coletivo ou movimento artístico-cultural, formalizado ou não, que tenha interesse em contribuir com o Fórum, desde que comprove atuação mínima de dois anos no município de Piracicaba.
“O Fórum Plurianual será um instrumento importante para a implementação de uma governança democrática, voltada para o desenvolvimento, o reconhecimento e a valorização da arte e da cultura piracicabanas, contribuindo para que Piracicaba avance em suas metas estabelecidas no Plano Municipal de Cultura, que foi construído com a participação da sociedade artística-cultural”, defende a autora, na justificativa do projeto.
Confira, no vídeo, a justificativa da vereadora.
Novo site da Câmara aposta em modernidade, transparência e navegação intuitiva
Vereadora destaca lançamento do “Julho das Pretas – Por Reparação e Bem Viver”
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova criação do Memorial Afro-Brasileiro na Praça Dr. Jorge Tibiriçá
Situação dos gatos que vivem no Ciet é objeto de requerimento
Programa 'EducaTrilha na Escola' será homenageado pelos 10 anos de atividades
Imaflora receberá moção de aplausos pelos seus 30 anos de atuação
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Projeto que autoriza vagas para passageiros de transporte remunerado é aprovado
Em requerimento, vereadora questiona sobre o funcionamento dos centros digitais
Vereadora questiona sobre regulamentação de Parques Lineares
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras