
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
A aprovação da Lei Orçamentária Anual conclui o planejamento financeiro do município para o próximo ano
Plenário "Francisco Antonio Coelho"
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O processo de deliberação sobre o orçamento do município para 2025 foi concluído nesta quinta-feira (5), na 11ª Reunião Extraordinária de 2024. Os vereadores aprovaram, em segunda discussão, o projeto de lei 225/2024, que orça a receita e fixa a despesa do município em R$ 3,3 bilhões para o exercício financeiro de 2025 (Lei Orçamentária Anual - LOA 2025).
A nova redação do PL inclui a emenda nº 2, de autoria do vereador Gilmar Rotta (PDT), que destina R$ 250 mil das ações da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria para a elaboração de um projeto de pavimentação da Rua Zenaide Conversa Mazzero, no bairro Conceição.
A Lei Orçamentária Anual de 2025 está alinhada com as demais peças orçamentárias do município: o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cujas atualizações foram aprovadas pela Câmara em novembro.
Com a aprovação da LOA 2025, fica definido o planejamento financeiro do município para o próximo ano.
Na 75ª Reunião Ordinária, realizada antes da 11ª Extraordinária, os vereadores aprovaram, em redação final, dois projetos de decreto legislativo: nº 60/2024, que institui o Prêmio Raízes Afropiracicabanas “Leoneia Alexandre – Néia Trancista” e nº 63/2024, que cria o Fórum Plurianual em Defesa da Cultura do Município de Piracicaba, ambos de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua.
Os vereadores rejeitaram o veto do Poder Executivo ao PL 174/2024, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que trata do Programa de Incentivo ao Emprego e à Reinserção Social de Dependentes Químicos. O parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) ao PL 251/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que dispõe sobre o reconhecimento da fibromialgia como deficiência no município também foi rejeitado em plenário.
Em primeira discussão, foram aprovados três projetos de lei; os projetos de lei 252/2024 e 241/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que tratam, respectivamente, da composição da suplência do Conselho Tutelar, e adição dos Festejos do Senhor do Bom Jesus do Monte no Calendário Oficial de Eventos do Município; e o projeto de lei 250/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales, que altera a Lei Municipal nº 10.191/2024, também de sua autoria, que determina a construção de Memorial às Vítimas do Edifício Luiz de Queiroz – Comurba, na praça José Bonifácio. O projeto aprovado altera a relação das vítimas a serem homenageadas.
Foi adiada por uma sessão, a deliberação do PL 71/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), que estabelece a obrigatoriedade da instalação de armários individuais para os alunos nas escolas municipais públicas e privadas;
Ainda foram aprovados outros sete projetos de decreto legislativo, em discussão única, para a concessão de honrarias, além de duas moções de aplausos e um requerimento para a concessão de voto de congratulações. Em relação à denominação de espaços públicos, foram aprovados cinco projetos de lei em segunda discussão e outros cinco em primeira discussão.
A Tribuna Popular foi ocupada pelo orador Wilson João da Trindade, com o tema “Piracicabanos e XVzistas: tenham todos um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2025”.
Na entrega de moção, Alícia Maciel Previatti foi homenageada por ser eleita Miss Mirim Piracicaba. A moção de aplausos 171/2024 foi entregue pelo Fabrício Polezi (PL), autor da propositura.
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
Vereador usa tribuna para falar sobre projeto da Escola do Legislativo
Requerimento cobra asfaltamento da estrada Ondinhas
Câmara volta a analisar projeto sobre instalação de armário para aluno
Vereadora fala de ações realizadas pela Procuradoria da Mulher
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Vereador divulga trabalho do Lar Escola Coração de Maria
Três votos de congratulações são aprovados na 6° Reunião Ordinária
Audiência pública vai debater segurança infantil no ambiente digital
Em requerimento, vereador cobra solução para déficit de vaga em creche
Vereador afirma que haverá negociação de dívidas fiscais
Vereador sugere farmácia para a UBS do Parque Piracicaba
Vereador pede mudança dos pelotões Escolar e Ciclístico para o centro
"Programa Saúde da Família está desestruturado", afirma vereadora
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue