
SP-304: vereador protocola abaixo-assinado no Palácio dos Bandeirantes
Em propositura, Cássio Fala Pira questiona a negativa do Samu de enviar equipe para socorrer uma professora na última sexta-feira
Requerimento de Cássio Fala Pira foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A aprovação do requerimento 283/2025, sobre a negativa do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de enviar equipe para socorrer uma professora na Escola Municipal "Professor Alceu Marozi Righetto", na última sexta-feira (28), foi seguida de manifestações de vereadores, na tribuna do plenário da Câmara, cobrando esclarecimentos da coordenação médica.
A propositura apresentada por Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, foi votada em regime de urgência durante a 16ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (31). "Fizemos esse requerimento porque queremos uma resposta do Samu sobre esse caso, entre outros que já aconteceram na cidade, até mesmo de morte. Sabemos da seriedade e do comprometimento do Samu, mas esse requerimento é para entender de fato o que houve", disse o parlamentar.
"A professora sofreu um aneurisma durante o exercício de suas funções e, apesar da gravidade do quadro, o envio de uma viatura do Samu foi negado pela médica responsável pelo atendimento telefônico, sob a justificativa de que o caso não configurava
emergência. A professora foi posteriormente levada por colegas até a Unimed, onde
foi confirmado o diagnóstico de aneurisma, e encaminhada para a UTI", relata o requerimento.
Cássio Fala Pira quer saber do Executivo os motivos que levaram o Samu à negativa do atendimento emergencial, quais protocolos foram seguidos pela médica responsável para negar o envio da ambulância e quais critérios foram utilizados para avaliar que o caso "não configurava emergência, considerando os sintomas relatados". O autor do requerimento indaga, ainda, se existem registros do atendimento telefônico realizado no dia 28 e quais "medidas corretivas serão adotadas para evitar situações semelhantes no futuro".
Outros vereadores cobraram explicações. "Também recebi várias solicitações de informações sobre esse caso e é de suma importância o Samu se pronunciar", disse Pedro Kawai (PSDB). Laércio Trevisan Jr. (PL) criticou o fato de o relato da diretora não ter sido considerado pelo atendimento do Samu, diante da impossibilidade de a professora se comunicar no momento em que passou mal. "A diretora é servidora pública, responsável pela creche e tem fé pública."
Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, comentou sobre um outro episódio em que o Samu não enviou equipe. "A menina do caixa de uma padaria convulsionou e eles ligaram para o Samu. Só de entenderem que era uma convulsão, já tinha de ter alguém ali."
"Estamos tentando entender de fato o que aconteceu. O Samu tem que ter uma equipe lá disponível para emergências como essa. Estamos falando de situações reais, de pessoas que precisam do atendimento e isso é negligenciado", afirmou Gustavo Pompeo (Avante).
"De fato, essa ocorrência denota um problema grave, porque o Samu é um instrumento importante justamente para salvar vidas. Se esse aneurisma rompe a artéria, teria um AVC e traria sérias sequelas e até um risco de morte. Deve haver uma conversa [com o Samu] porque não é a primeira vez que isso acontece; muitos de nós já tivemos situações parecidas", acrescentou Josef Borges (PP).
SP-304: vereador protocola abaixo-assinado no Palácio dos Bandeirantes
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Vereador destaca início da construção de dois viadutos na SP-304
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Vereador encaminha demandas de escola municipal do bairro Vale do Sol
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme