EM PIRACICABA (SP) 10 DE SETEMBRO DE 2021

Câmara disponibiliza mais informações no Portal da Transparência

Agora, vereadores e cidadãos terão acesso a informações dos Tribunais de Contas




Toque na imagem para aumentar

Mariane explica o funcionamento da nova ferramenta de transparência

Crédito: Matheus Tibúrcio


A Câmara Municipal de Piracicaba disponibiliza a partir de hoje (10) mais informações do Portal da Transparência. Com a aprovação do Projeto de Resolução 1/2021, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante) e a edição da Resolução 2/2021, essa da Mesa Diretora, o Portal passa a divulgar cópia dos documentos dos Tribunais de Contas da União e do Estado e, também, das emendas parlamentares recebidas pelo município.

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), se reuniu com Gustavo Pompeo para mostrar a mudança no Portal da Transparência com inclusão do item “Tribunal de Contas”, onde já estão informações recebidas do Tribunal de Contas do Estado e de uma emenda parlamentar de recursos disponibilizados ao município por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal. Todo esse avanço teve a participação direta dos servidores do Departamento Legislativo e do setor de informática.

Para o vereador Gustavo Pompeo, a inclusão de mais informações no Portal da Transparência atende aos objetivos de seu projeto. Segundo ele, “como cidadão sempre usei a tribuna popular da Câmara e sempre acessei o portal em busca de informações". "Mas, quando o assunto era documentos dos tribunais encontrava dificuldades em ter acesso online. Agora não. Tudo está ainda mais transparente, não somente para o vereador, mas para toda a população”, afirmou.

A chefe do Departamento Legislativo, Mariane Pereira, comentou que “a partir de hoje, a equipe irá retroagir a janeiro deste ano para disponibilizar informações já recebidas dos tribunais, convênios e também das emendas parlamentares". "Atendemos a um projeto de resolução, mas a Câmara tem se pautado em ampliar a transparência de dados. Agora, de maneira simples, as comissões permanentes da Casa, os vereadores e os cidadão têm acesso fácil a mais informações”, disse.

Gilmar Rotta destacou que “a Câmara tem se pautado pela transparência". "Nada melhor para a sociedade do que ter acesso a mais informações. A ampliação do portal demonstra que queremos avançar, queremos que todos possam acessar de maneira rápida e fácil informações a respeito dos atos dos poderes Legislativo e do Executivo”, afirmou.

COMO ACESSAR - Para acessar o Portal da Transparência, o cidadão deve entrar no site da Câmara – www.camarapiracicaba.sp.gov.br. Na barra de informações, entrar em Portal da Transparência. Nele foi criado o “Tribunal de Contas” e dentro dele estão informações sobre Tribunal de Contas/ Estado de São Paulo, Tribunal de Contas da União, Recursos recebidos pelo município, Relatórios de Gestão Fiscal, Julgamento de contas do Executivo (Prefeitura), Balanços anuais da Prefeitura e da Câmara.

Transparência Gustavo Pompeo

Texto:  Miromar Rosa - MTB 17.063
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Edição de TV:  Bira Toledo - MTB 27.332

Notícias relacionadas