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Professor recebe homenagem pelo lançamento do livro Epígrafes Autorais
Moção de Aplauso (63/10), de autoria do vereador Bruno Prata (PSDB), aprovada na reunião ordinária de ontem (25), parabeniza a Associação Piracicabana dos Artistas (...)
Moção de Aplauso (63/10), de autoria do vereador Bruno Prata (PSDB), aprovada na reunião ordinária de ontem (25), parabeniza a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos - APAP. A entrega da comenda acontece em data oportuna.
A consideração é que no dia 01 de agosto de 1980, dia do aniversário da cidade, vários artistas plásticos idealistas e realizadores reuniram-se no Lar dos Velhinhos e fundaram a Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos - APAP.
Foi formada inicialmente por representantes da arte acadêmica, cujas profundas raízes históricas em Piracicaba remontam a Almeida Júnior, além de cultuada com grande carinho por Frei Paulo e tão difundida e ensinada pela família Dutra em anos recentes.
O grupo de fundadores naturalmente escolheu esta linha artística. Estavam presentes à solenidade, no Lar dos Velhinhos, representantes da família Dutra, encabeçado por Archimedes Dutra. Nesta memorável reunião estiveram Alberto Thomazi, Alfredo José Ricardo, Antonio Pacheco Ferraz, Edson Rontani, Eduardo Borges Araújo, Ernesto Portante, Eugênio Nardin, Faustino Fernandes de Souza, Orlando Guidetti, Gumercindo Duarte, Hugo Cesar Benedetti, Jairo Ribeiro de Mattos, João Dutra, Manoel Martho, Marco Cavallari, Maria Graziela V. França Helene, Nélio Ferraz de Arruda, Olavo Ferreira da Silva, Renato Wagner, Walderes Thame, entre outros.
A primeira diretoria foi assim constituída: Archimedes Dutra (Presidente), José Ortiz Monteiro (Vice-Presidente), Olavo Ferreira da Silva (1º Secretário), Alberto Thomazi (2º Secretário), Orlando Guidetti (1º Tesoureiro), Edson Rontani (2º Tesoureiro), Gumercindo de Lourdes Duarte (Diretor de Patrimônio), Maria Cecília Neves, Rubens Caldari e Renato Wagner (Suplentes).
Após 7 anos, em 08/05/1987, foi realizada a 2ª reunião da APAP na sala do Teatro Municipal, sob a Presidência de Olavo Ferreira da Silva, que devido ao falecimento de Archimedes Dutra e ao pedido de demissão do vice, as atividades haviam cessado.
A 2ª Diretoria ficou assim constituída: Olavo Ferreira da Silva (Presidente), Nélio Ferraz de Arruda (Vice-Presidente), Maria Cecília Neves (1ª Secretária) e Eloíza A. Del Nery Rizzo (2ª Secretária), Eugenio Nardin (1º Tesoureiro) e Áurea Amélia Pitta Rocha (2ª Tesoureira), Gumercindo de Lourdes Duarte (Diretor de Patrimônio) e Manuel Martho, Edison Bizeto e Gladys K. Ferreira (Suplentes), Conceição G. Azevedo ( Relações Públicas) e Benedito E. da Costa (Orador).
Em 22/09/1988, foi realizada a 1ª Exposição da APAP, na qual não houve premiação. A Mostra Almeida Junior foi instituída na gestão de Eugenio Nardin, em 1989.
Presidentes:
Eugenio Nardin, assume a presidência de 1989 a 1993, depois do falecimento de Olavo Ferreira da Silva dando continuidade a seu trabalho nomeando a mostra da associação com nome de Mostra Almeida Jr em 1989. Eduardo Borges, elabora a medalha do Almeida Jr. Toma iniciativa de passar a enviar as obras dos artistas para outros salões. Cria o Jornal Vivendo Arte.
Eduardo B. Araújo, assume a presidência de 1993 a 1995 e depois em 2003 a 2005. Foi o primeiro presidente a trazer, pra selecionar as obras da Mostra Almeida Jr., júris de outras cidades, até então só tinha juris da cidade. Com isto consegue um maior rigor nas avaliações das obras. Realiza a exposição dos 150 anos da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba.
Vera Pavanelli, assume a presidência de 1995 a 1997. Cria um salão infanto-juvenil, tendo como prêmio a gratuidade em aulas de ateliês da cidade. Consegue junto ao prefeito Antonio Carlos de Mendes Thame o decreto que dá a APAP o direito de ter sua sede dentro da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, e abre junto à Mostra, mostras paralelas.
Lauro Annichino Pinotti, assume a presidência de 1997 a 1999. Monta a Galeria de Arte na internet e o primeiro site. Faz duas edições da Mostra Libre com arte contemporânea e abre os Núcleos de arte contemporânea, acadêmica, artes visuais e fotografia. Em sua gestão consegue no Shopping Center Piracicaba espaço contínuo de exposição e venda.
Gil Schreiber da Silva, assume a presidência de 1999 a 2001. Cria o troféu Amigo da Arte, elaborado por Alaíde Ruschell, para aqueles que faziam algo pela arte, não precisando ser necessariamente um artista. Delfim Rocha regularizou a parte jurídica da Associação perante o fisco Federal.
Marco Antonio Cavallari, assume a presidência de 2001 a 2003. Refaz o logotipo da APAP, cria o diploma de posse dos associados e cria a Mostra Primavera e seu modelo de medalha.
Delfim Sergio Freire da Rocha, assume a presidência de 2005 a 2007. Adéqua o estatuto perante as novas exigências do código civil e moderniza a contabilidade das APAP. Monta o novo site que permanece até hoje e consegue junto a Câmara dos Vereadores estabelecer o Dia Municipal do Artista Plástico. Vitaliza o Projeto arte ao ar-livre e lança a mostra Recantos de Piracicaba.
Margarete Zenero, assume a presidência de 2007 até 2011. Com Rubens Zílio na vice-presidência, Dr. João Orlando Pavão na Tesouraria e Viviane Gibin na Secretaria. Inicia seu mandato montando a Galeria dos Presidentes e dando aos mesmos o diploma de sócio benemérito. Consegue na Câmara através do vereador Ary Pedroso Jr., o Prêmio Aquisitivo da Câmara para a Mostra Almeida Jr. Cria p Prêmio Lazaro de Oliveira e retoma o Prêmio Hours Concurs. Cria o Projeto Experiência Artísticas com workhops mensais e excursões culturais semestrais. Monta a biblioteca da APAP. Compra o primeiro computador e impressora multifuncional para a APAP, podendo, assim passar informações diárias aos associados. A APAP passa a ter estudos semanais sobre a arte contemporânea com Natal Gonçalves. Cria a mostra Joça Adamoli, só para artistas contemporâneos, que acontecerá ainda neste ano de 2010.
Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946
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