EM PIRACICABA (SP) 19 DE JUNHO DE 2024

Voto de congratulações enaltece crianças no "Brincares da Infância"

Homenagem da Câmara proposta pelo vereador Josef Borges contempla a Escola Municipal Maria Apparecida Lordello Beltrame pela realização de projeto e lançamento de livro




Toque na imagem para aumentar

Voto de congratulações enaltece crianças no "Brincares da Infância"

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Josef Borges (PP), no requerimento 645/2024 concede voto de congratulações à Escola Municipal Maria
Apparecida Lordello Beltrame, localizada no Parque São Matheus II, pela realização do projeto “Brincares da Infância” e o lançamento do Livro “Eu conto...”, da coleção Criações – volume 1, que reflete a produção de alunos da turma do Jardim I–B, organizado pelas professoras Jaqueline Polezi Mondoni e Tatiane Roncato Verrengia.

A entrega da honraria aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), nas dependências da escola, em ato solene sob a condução de Márcia Cardoso, com a presença da direção escolar, professores e pais de alunos.

A professora Jaqueline Polezi Mondoni agradeceu a homenagem conferida pela Câmara e, também destacou a oportunidade da escola possibilitar este projeto, bem como falou do quanto foi sensacional contar com as famílias, onde foi fundamental dar vozes às crianças, mostrando um mundo de possibilidades, permitindo com que os alunos colocassem as emoções deles no papel, em momentos de brincadeiras que se traduziram em aprendizagens. A professora Tatiane Roncato Verrengia também considerou a importância do desenvolvimento escolar que integrou os alunos no projeto, resultando na confecção do livro.

O vereador Josef Borges agradeceu a direção escolar, além da presença das mães para destacar a relevância do voto de congratulações, como uma forma de homenagem do Poder Legislativo em reconhecimento àqueles profissionais que se destacam, a exemplo do diretor Willian Barbato, juntamente com professores que atuaram neste projeto, que dá oportunidade das crianças mostrar sentimentos, sensações e emoções. "Isto é desenvolver o saber", concluiu o parlamentar ao considerar que isto faz com que a crianças tenham autonomia de colocar no papel aquilo que está sentindo e vivenciando.

O parlamentar também registrou a felicidade de estar numa escola bem estruturada, sendo que isso possibilita que os professores e coordenadores façam o melhor de si, "com amor e carinho, pois muitas destas professoras são mães também e, dispensam os mesmos cuidados para todos, como se fossem seus filhos", finalizou o parlamentar, que ainda parabenizou os pais pelo amor que dedicam à escola e de acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.

O diretor Willian Barbato também agradeceu as crianças e os professores, por acreditar que este é o caminho, "de dar oportunidades, deixar as crianças produzirem para que cresçam adultos pensantes", concluiu o diretor, que também agradeceu o vereador Josef Borges, pela concessão da honraria, em nome da Câmara. 

Congratulações

No teor do requerimento de congratulações, o vereador considera que, no dia 18 de maio, ocorreu a festa “Brincares da Infância”, onde crianças ocuparam espaços públicos e houve o lançamento do livro.

O evento visou despertar o sentimento de pertencimento e repensar o uso dos espaços públicos na vida das crianças. O objetivo do projeto foi valorizar o brincar livre, a interação social e a ressignificação dos espaços urbanos, incentivando as famílias a construir memórias afetivas em conjunto.

A escola, sendo um local de socialização, troca de experiências e construção de saberes diversos, proporcionou um ambiente ideal para o lançamento do livro, onde as crianças criaram e ilustraram duas histórias utilizando cartas de um jogo com cinco categorias: qualidade, personagem, ação, lugar e objeto.

As histórias, intituladas “O Caçador” e “A Horta” foram fruto da imaginação e criatividade das crianças, que aprenderam e se desenvolveram a cada interação com o jogo.

O evento também contou com a participação de artesãs do bairro, barracas de doces, uma feira hortifrutigranjeira da comunidade e a apresentação do circo “TampaPanela”, organizada pelo Semac (secretaria municipal de Ação Cultural). Além disso, diversos espaços foram dedicados a brincadeiras de infância, como confecção de pipas, cama de gato, criação com argila, bonecos de lã e oficina de balangandãs.



Josef Borges Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas