EM PIRACICABA (SP) 19 DE DEZEMBRO DE 2022

Câmara homenageia ginasta piracicabana por medalha na Itália

Nicole Pircio conquistou medalha de bronze na Europa, na etapa Pesaro da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica: o vereador Thiago Ribeiro fez a entrega da honraria




Toque na imagem para aumentar

Nicole Pircio conquistou medalha de bronze na Europa, na etapa Pesaro da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Thiago Ribeiro (PSC), no requerimento de congratulações 464/2022 contempla a ginasta piracicabana Nicole Pircio,  pela conquista da medalha de bronze na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica na Itália. A honraria foi entregue em ato solene na manhã desta segunda-feira (19), nas dependências da sala da presidência, às 10h30. 

Na oportunidade, o vereador Thiago Ribeiro falou da gratidão em fechar as atividades do ano com a entrega da última homenagem que o seu gabinete faz ao contemplar uma atleta que soube elevar o nome de Piracicaba. O parlamentar também destacou parceiros e patrocinadores, além do poder público na guarida aos novos valores do esporte. E, ainda considerou a garra, determinação e força de vontade com que Nicole se predispõe a levar em frente a sua carreira atlética. 

Satisfeita com a homenagem recebida, Nicole Pircio agradeceu a Deus acima de tudo e do apoio que recebe de sua família, no estímulo para continuar na busca por resultados. "Não devemos colocar limites em nada", concluiu a homenageada para demonstrar a sua disposição de continuar na disputa e, já com foco nas Olimpíadas da França, em 2024, onde pretende representar Piracicaba. 

Os pais de Nicole, Valdecir e Simone Pircio Nunes Duarte também prestigiaram a reunião solene. "Ficamos muitos felizes por isso", consideraram, além de reforçar a importância, dede já, de reforço nos pedidos de orações frente aos jogos olímpicos de 2024, na França. 

No teor do requerimento de congratulações, o vereador Thiago Ribeiro argumenta que a atleta fez história na Itália, ao conquistar a medalha de bronze na etapa de Pesaro da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica. Também considera que o conjunto comandado pela treinadora Camila Ferezin atingiu na série mista a nota 28.650, ficando atrás apenas de duas seleções medalhistas olímpicas em Tóquio: Itália (34.450) e Bulgária (29.850), e à frente de potências como China, Japão e Ucrânia. Essa foi a segunda medalha brasileira em etapas da Copa do Mundo - a primeira veio em 2013, em Minsk, a capital de Belarus.

A atleta está no esporte desde que tinha 10 anos. Nicole começou a praticar a ginástica rítmica após ter se admirado com a modalidade por conta de assistir transmissões de competições pela televisão. Ao ficar sabendo de uma seletiva em Piracicaba, pelo jornal, a jovem não teve receios de se inscrever para tentar praticar o esporte”, parabenizou Ribeiro.

Aprovada no teste, ela passou a integrar a equipe mantida pelo PDB (Programa Desporto de Base), oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

Foram três temporadas ao lado das professoras Helena Macchi e Mariana Winterstein. O bom desempenho rendeu a ela o convite da técnica Virginia Nobre para treinar, em 2016, na Unopar (Universidade do Norte do Paraná). Dois anos mais tarde, a ginasta disputou o Campeonato Brasileiro e foi observada por Camila Ferezin, treinadora da seleção brasileira, que a chamou para participar de uma seletiva para a equipe nacional quando a atleta possuía apenas 15 anos.

Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, Nicole foi a primeira representante de Piracicaba (SP) na história da seleção brasileira adulta de ginástica rítmica.

 

Thiago Ribeiro Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas