EM PIRACICABA (SP) 10 DE AGOSTO DE 2022

Câmara homenageia tenente-coronel por assumir comando do 10º BAEP

José Antônio Golini Júnior recebeu Moção de Aplausos dos vereadores Thiago Ribeiro (PSC) e Laércio Trevisan Jr. (PL).




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


O tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, José Antônio Golini Júnior, recebeu nesta quarta-feira (10) dos vereadores Thiago Ribeiro e Laércio Trevisan Jr., a Moção 101/2022 aprovada pelo plenário da Casa de Leis, por assumir o comando do 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). A entrega ocorreu na sede do batalhão localizado na rua Maringá, 450, no Jardim São Francisco.

Golini assume o comando do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) no lugar do tenente-coronel Edgar Gaspar que recebeu a missão de integrar o comando de Policiamento de Área Metropolitano – Leste em São Paulo (SP0). Ele, ainda como major, atuou na criação do novo Baep em Piracicaba, que foi criado por meio do decreto nº 64.413, do governador João Dória em agosto de 2019 e inaugurado em dezembro do mesmo ano. Também teve papel importante na preparação do imóvel sede e na seleção do efetivo que compõe o Batalhão.

O tenente-coronel entrou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 5 de janeiro de 1993, quando ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, depois de formado trabalhou como Tenente na Zona Oeste de São Paulo (4º BPM/M) e na cidade de Ribeirão Preto durante mais de 13 anos (3º BPM/I e 51º BPM/I), sempre na área operacional, comandando pelotão de policiamento. Com a promoção a capitão, transferiu-se para São Paulo, onde comandou a companhia de Força Tática da área Central de São Paulo (11º BPM/M), atuando diretamente no planejamento, execução e comando de policiamento de grandes eventos como Réveillon na Paulista, corrida de São Silvestre, atuou também nas manifestações do “Passe Livre” contra o governo municipal da época.

Em 2013, foi designado para trabalhar na cidade de Piracicaba (10º BPM/I), recebeu a missão de ser o comandante da companhia de Força Tática, atuando no combate à criminalidade, planejamento, coordenação e execução de policiamento em grandes eventos como jogos de futebol do XV de Piracicaba na 1ª divisão do Campeonato Paulista, quando o Barão de Serra Negra foi palco de espetáculo entre XV de Piracicaba e Corinthians com aproximadamente até 15 mil espectadores, sendo o maior público dos últimos tempos em Piracicaba.

No ano de 2017 concluiu o Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, período em que assumiu a sessão de planejamento operacional do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Em 2018 foi promovido ao posto de major sendo designado a função de Coordenador Operacional do 10º BPM/I. Em 2019, juntamente com um grupo de oficiais, recebeu a missão de criar o 10º Baep, desde então ocupava a função de subcomandante, até sua promoção no último dia 24 de maio de 2022, quando assumiu o comando do 10º Baep.

Ele também possui curso de Especialização Profissional em Direitos Humanos ministrado pela Comissão Internacional da Cruz Vermelha, Curso de Instrutor de Tiro e Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O vereador Thiago Ribeiro destacou o importante curriculum do tenente-coronel, que possui amplo conhecimento em gestão da segurança pública e o diferencial na atuação de grandes operações com resultados significativos. O parlamentar colocou seu mandato à disposição da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em especial ao 10º BAEP.

O vereador Laércio Trevisan Jr., destacou a brilhante carreira do comandante na Polícia Militar, mencionou as importantes ações realizadas por Golini, em especial na cobertura de eventos, e no combate ao crime organizado.

Golini, que recebeu a comenda dos parlamentares, detalhou algumas ações realizadas pelo Batalhão sob seu comando e a importância do reconhecimento por parte do Poder Legislativo.

Laércio Trevisan Jr Thiago Ribeiro Homenagem

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas