EM PIRACICABA (SP) 24 DE FEVEREIRO DE 2022

Câmara Inclusiva: banheiros do Salão Nobre serão acessíveis a PCD

Sanitários masculino e feminino do primeiro andar do prédio principal, além de adaptados para pessoas com deficiência, também estão aptos para receber ostomizados




Toque na imagem para aumentar

Obras foram iniciadas em janeiro e devem ser concluídas em abril deste ano

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara Municipal de Piracicaba iniciou em janeiro deste ano a reforma dos banheiros do primeiro andar de seu prédio principal, a fim de torná-los acessíveis a PCDs (Pessoas com Deficiência) e ostomizados, aqueles que passaram por cirurgias e fazem uso de bolsas coletoras.

É no primeiro andar do prédio principal que está localizado o Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, espaço com grande circulação de público onde são realizadas solenidades, eventos e discussões públicas.

“Como este é um dos espaços que mais recebe visitantes, esses banheiros foram escolhidos para passarem por todas as adaptações necessárias, como por exemplo entradas e cabines sanitárias mais amplas, para garantir acesso a cadeiras de rodas, pia elevada para ostomizados e barras laterais de apoio”, disse Daniela Clemente de Oliveira, chefe do Setor de Compras e Contratos da Câmara.

De acordo com Ana Lúcia Gomes Fernandes, agente administrativa e gestora do contrato firmado com a construtora que venceu o pregão presencial 13/21, o valor da reforma dos sanitários do primeiro andar é de R$ 82.510,21, e as obras seguem, até o momento, sem intercorrências: “A reforma dos sanitários foi iniciada em 13 de janeiro deste ano, e a empresa contratada tem um prazo de 4 meses para terminá-la. Ao que tudo indica, ela será concluída dentro do cronograma”.

De acordo com a gestora, o pregão também contempla a reforma dos banheiros do segundo andar do prédio principal, que já foi finalizada, e demandou investimento de R$ 143.210,75.

Câmara Inclusiva – A adaptação do prédio da Câmara Municipal de Piracicaba faz parte de um programa maior, que busca tornar o Legislativo piracicabano mais democrático e acessível, o Parlamento Aberto, e que tem como um de seus projetos o Câmara Inclusiva.

“Desde 2019 nós começamos a pensar em projetos para que a Câmara realmente possa receber a população de Piracicaba. E pelo Câmara Inclusiva nós almejamos receber as pessoas com deficiência para que elas possam participar das reuniões, acessar todos os locais da Casa e passar, sim, a utilizar este espaço de trabalho”, disse o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania).

O presidente lembra que por meio do Câmara Inclusiva, diversas entidades dedicadas à causa das pessoas com deficiência visitaram o Legislativo piracicabano e conheceram mais de perto tanto os ambientes do prédio principal quanto do prédio anexo e, na sequência, sugeriram adequações para que a Câmara pudesse melhor receber este público.

“As entidades ficaram praticamente sessenta dias aqui na Câmara, andando pela Casa e vendo como ela funciona e o que precisa ser adaptado, cada uma na sua especificidade, e de lá para cá nós iniciamos reformas”, afirmou o parlamentar.

Segundo Gilmar, cerca de 95% as adaptações sugeridas nos prédios da Câmara já foram concluídas: “nós tivemos que suspender os trabalhos de reformas por conta da pandemia, mas neste ano já os retomamos e objetivo é tornarmos o Legislativo 100% acessível para todas as pessoas, para que elas realmente venham e possam participar de todas as atividades que aqui acontecem”, concluiu o presidente.

Câmara Parlamento Aberto Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas