
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Iniciativa visa facilitar a comunicação e atendimento das pessoas surdas que fazem uso da leitura labial
Funcionárias da recepção passam a usar máscaras transparentes
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos prédios da Câmara Municipal de Piracicaba, as funcionárias que atuam na recepção passaram a usar máscaras transparentes. O uso das máscaras possibilita que as pessoas surdas oralizadas - que fazem leitura labial e não usam Libras (Língua Brasileira de Sinais) – consigam se comunicar respeitando as medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus.
O uso de máscaras transparentes para atendimento ao público é uma das ações do Câmara Inclusiva, projeto que busca o acolhimento e integração de todas as pessoas, inclusive as com os mais diversos tipos de deficiência e mobilidade reduzida. Criado em 2019, o Câmara Inclusiva faz parte da Participação Popular, um dos quatro pilares do Programa Parlamento Aberto.
O projeto Câmara Inclusiva promoveu a visita técnica de diversas entidades que assistem pessoas com deficiência e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) às instalações da Câmara. As entidades mapearam as dificuldades de acesso físicos e institucionais e responderam a um relatório padrão que resultou em um plano de ação com cronograma e previsão de custos.
Para o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania), a utilização de máscaras transparentes pelas recepcionistas é um “passo importantíssimo” da Câmara Municipal para com a cidade de Piracicaba e para as pessoas com deficiência. “Nós estamos vivendo em uma pandemia em que todo mundo fica obrigado a usar uma máscara e 99% das máscaras são fechadas, não sendo possível fazer a leitura labial. Chegando uma pessoa surda na Câmara, ela agora poderá conversar com a recepcionista que irá levá-la ao destino desejado dentro da Câmara”, afirmou. O presidente da Casa também elogiou o trabalho da comissão de servidores que fazem parte do projeto Câmara Inclusiva, destacando que todas as ações de inclusão e acessibilidade dentro do Legislativo são oriundas do projeto.
Além das ações do Câmara Inclusiva, o uso das máscaras transparentes para facilitar o atendimento de pessoas surdas oralizadas que visitam a Câmara foi solicitado, via ofício, pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante) e por um pedido do Grupo Libras Piracicaba e Região. “O uso das máscaras com transparência auxilia na comunicação das pessoas surdas usuárias da Libras porque permite a visualização das expressões fisionômicas, importantíssimas para os processos de significação em Língua de Sinais e auxilia a comunicação de pessoas surdas oralizadas e que precisam da leitura labial para ajudá-las na compreensão dos enunciados”, afirmou a professora Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, coordenadora do Grupo Libras. Bia Turetta também destacou que o uso de máscaras transparentes auxilia as pessoas que perderam a audição no decorrer na vida e os idosos que buscam na leitura labial indícios que auxiliem o entendimento da fala das pessoas.
O coordenador do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF), Wander Viana dos Santos, parabenizou a iniciativa do Legislativo e destacou o pioneirismo da Câmara Municipal de Piracicaba na implantação de acessibilidade para as pessoas com deficiência, com o uso de mascaras transparentes nas recepcionistas. “Essa medida com certeza fará com que a comunidade surda possa procurar a Câmara e ser atendida em condições de igualdade com os outros cidadãos piracicabanos”, elogiou.
No início de abril, o projeto de lei 153/2020, que estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras transparentes ou de protetor facial com visor transparente em estabelecimentos privados que desenvolvam atividades de atendimento ao público, foi aprovado pela Câmara. O objetivo do PL, de autoria dos vereadores Gilmar Rotta (Cidadania) e Pedro Kawai (PSDB), é facilitar a comunicação por via da leitura labial das pessoas com deficiência auditiva. “Somos gratos a todos os vereadores que apresentaram parecer favorável à criação da Lei. Desejamos que a nova composição da Câmara dos Vereadores continue ativa na proposição de leis que favoreçam a construção de uma cidade mais justa e inclusiva para todos”, declarou Beatriz Turetta.
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Projeto de lei garante acesso a imagens de câmeras de trânsito em Piracicaba
Requerimento quer informações sobre atividades e obras em ginásios da cidade
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Vereador solicita informações sobre aulas de musculação
Vereador solicita limpeza do acostamento de estrada no bairro Pau D'Alinho
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Semana de Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas realiza atividade de encerramento
PL que autoriza remanejamento de verbas para entidades é aprovado na Câmara
Vereador prestigia abertura oficial do 11º Japão na Praça
Câmara aprova requerimento sobre distribuição de materiais esportivos
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal