
Vereador solicita emendas a deputado federal para atender serviços do SITSS
Campanha divulga os malefícios do tabagismo e pode ser visitada na Câmara até o dia 30 de novembro
Exposição cultural "Parada pro Sucesso"
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Câmara Municipal de Piracicaba recebe a exposição cultural da campanha antitabagismo “Paradas pro Sucesso”. Serão expostos 35 desenhos de alunos de 24 escolas estaduais dos ensinos Fundamental e Médio. O seu objetivo é de divulgar para a população, principalmente para os jovens, os malefícios do cigarro e que o tabagismo é uma grave doença, mas pode ter cura. A sua visitação acontecerá até 30 de novembro, no horário de funcionamento da Câmara.
A campanha antitabagismo “Paradas pro Sucesso” foi criada pela médica cardiologista Juliana Previtalli e pelo violinista Luis Fernando Dutra. Neste ano foram apresentados 95 trabalhos: 13 vídeos e 82 desenhos. A campanha também teve o apoio da Diretoria Regional de Ensino, da Prefeitura e da Câmara de Piracicaba.
O presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), foi quem recebeu o pedido para sediar a exposição. Imediatamente, ele solicitou apoio dos departamentos para facilitar e agilizar a sua a montagem, como também a divulgação. Para Gilmar, “é importante para o poder Legislativo receber a exposição, porque é uma oportunidade para o público que frequenta a Casa conhecer e refletir sobre os malefícios do tabagismo”.
A professora Juliana Cardoso Guerreiro, explicou que “os trabalhos não premiados na campanha ganharam essa exposição". "Por isso, a dra. Juliana fez essa parceria com a E. E. Dr. Prudente para que ela fosse levada para diversos locais públicos, tornando-se uma exposição itinerante. No mês de outubro, ela ficou na Casa do Povoador e, agora em novembro, permanecerá na Câmara”.
NÚMEROS ASSUSTAM - De acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, que apresenta o panorama do uso atual de produtos derivados do tabaco, no Brasil, são mais de 160 mil mortes anuais atribuíveis ao tabaco, o que representa 443 mortes por dia. O tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo. Até 2030, pode ser responsável por 10% do total de mortes globais.
Considerado um fator de risco importante para as doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo está relacionado ao desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.
SERVIÇO
Exposição antitabagismo “Paradas pro Sucesso”
Local: Câmara Municipal de Piracicaba
Rua Alferes José Caetano, nº 834 - Centro
Hall do Salão Nobre “Helly de Campos Melges” –
Período: 03 a 31 de novembro de 2021
Horário: durante o expediente da Câmara
Vereador solicita emendas a deputado federal para atender serviços do SITSS
Vereador solicita emenda para atender serviço de Motolância do Samu
Vereador destaca trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Vereador cobra reforma de unidade de saúde no bairro Jupiá
Vereador debate capacitação e atendimento na rede pública
Vereador se reúne com o secretário municipal de Saúde
Audiência tem pedido por transparência na regulação de vagas na saúde
Evento aborda a conscientização sobre a epilepsia em Piracicaba
Vereador foca evento na Estação da Paulista no Dia Internacional da SD
Vereadores acompanham lançamento de Centro de Saúde
Incentivo financeiro a agentes comunitários de saúde é tema de reunião
Vereador visita base do SAMU em Piracicaba
Vereador entrega ofício sobre indicação de R$ 1 milhão para saúde
Vereador participa da abertura do mutirão de especialidades
Março Roxo traz eventos voltados à conscientização sobre a epilepsia