EM PIRACICABA (SP) 27 DE OUTUBRO DE 2021

Câmara recebe exposição antitabagismo “Paradas pro Sucesso”

Campanha divulga os malefícios do tabagismo e pode ser visitada na Câmara até o dia 30 de novembro




Toque na imagem para aumentar

Exposição cultural "Parada pro Sucesso"

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Câmara Municipal de Piracicaba recebe a exposição cultural da campanha antitabagismo “Paradas pro Sucesso”. Serão expostos 35 desenhos de alunos de 24 escolas estaduais dos ensinos Fundamental e Médio. O seu objetivo é de divulgar para a população, principalmente para os jovens, os malefícios do cigarro e que o tabagismo é uma grave doença, mas pode ter cura. A sua visitação acontecerá até 30 de novembro, no horário de funcionamento da Câmara.

A campanha antitabagismo “Paradas pro Sucesso” foi criada pela médica cardiologista Juliana Previtalli e pelo violinista Luis Fernando Dutra. Neste ano foram apresentados 95 trabalhos: 13 vídeos e 82 desenhos. A campanha também teve o apoio da Diretoria Regional de Ensino, da Prefeitura e da Câmara de Piracicaba.

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), foi quem recebeu o pedido para sediar a exposição. Imediatamente, ele solicitou apoio dos departamentos para facilitar e agilizar a sua a montagem, como também a divulgação. Para Gilmar, “é importante para o poder Legislativo receber a exposição, porque é uma oportunidade para o público que frequenta a Casa conhecer e refletir sobre os malefícios do tabagismo”.

A professora Juliana Cardoso Guerreiro, explicou que “os trabalhos não premiados na campanha ganharam essa exposição". "Por isso, a dra. Juliana fez essa parceria com a E. E. Dr. Prudente para que ela fosse levada para diversos locais públicos, tornando-se uma exposição itinerante. No mês de outubro, ela ficou na Casa do Povoador e, agora em novembro, permanecerá na Câmara”.

NÚMEROS ASSUSTAM - De acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, que apresenta o panorama do uso atual de produtos derivados do tabaco, no Brasil, são mais de 160 mil mortes anuais atribuíveis ao tabaco, o que representa 443 mortes por dia. O tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo. Até 2030, pode ser responsável por 10% do total de mortes globais.

Considerado um fator de risco importante para as doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo está relacionado ao desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.

SERVIÇO

Exposição antitabagismo “Paradas pro Sucesso”

Local: Câmara Municipal de Piracicaba

Rua Alferes José Caetano, nº 834 - Centro

Hall do Salão Nobre “Helly de Campos Melges” –

Período: 03 a 31 de novembro de 2021

Horário: durante o expediente da Câmara

Saúde Gilmar Rotta

Texto:  Miromar Rosa - MTB 17.063
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas