EM PIRACICABA (SP) 26 DE SETEMBRO DE 2022

Câmara recebe projeto que busca criar Zona Industrial no Itaperu

Projeto de autoria do Executivo foi entregue ao presidente da Câmara, na tarde de segunda (26), pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo




Toque na imagem para aumentar

Entrega da propositura aconteceu na tarde desta segunda-feira (26) na Sala da Presidência da Câmara Municipal de Piracicaba

Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557


O presidente em exercício da Câmara Municipal de Piracicaba, Acácio Godoy, recebeu na tarde desta segunda-feira (26), das mãos do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, protocolo de projeto de lei complementar que busca alterar, no Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba, o zoneamento do bairro Itaperu para que ele se torne uma Zona Urbana Industrial (Zuin). 

O assunto já foi discutido, em julho deste ano, em audiência pública promovida pela Prefeitura.  

Segundo o titular da Semdettur, atualmente, o bairro Itaperu é uma ZUCO (Zona Urbana de Contenção), que permite tanto o desenvolvimento de empreendimentos residenciais quanto industriais.

Para ele, ao se destinar uma área para um fim exclusivo, ou seja, apenas industrial ou apenas residencial, cria-se um ambiente menos propenso a conflitos entre distintos tipos de empreendimentos e, portanto, mais favorável ao desenvolvimento da atividade econômica: "a indústria, quando ela se instala em um local, ela não quer, futuramente, ter problema com vizinho reclamando de barulho, de trânsito e vice-versa". 

Acácio Godoy, ao receber a propositura, afirmou que pedirá celeridade em sua tramitação dentro da Câmara e destacou a importância da cooperação entre os Poderes municipais: "solicitarei urgência na apreciação das comissões [da Câmara]. Pedirei um parecer conjunto, para que a possamos ter um prazo menor no andamento deste projeto aqui dentro da Casa. O trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo tem esse poder de garantir respostas rápidas", disse o vereador.

Criação de empregos - Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a região do Itaperu foi, inicialmente, pensada para ser uma Zona Urbana Industrial, com infraestrutura adequada para receber grandes empreendimentos: "estamos devolvendo de novo aquele local à vocação pela qual ele foi criado, que é a de ser um distrito industrial. O local conta com fibra ótica, gás, energia e sistema viário, e isso é algo muito atrativo, que a cidade tenha um local desses para que as empresas venham para cá", disse.

Guidotti Júnior ainda afirmou que duas empresas já estão em vias de instalar no bairro e que negociações para a vinda de um terceiro empreendimento, uma multinacional, também estão avançadas: "estamos falando de quase 3 mil empregos. por isso esse projeto é muito importante para o desenvolvimento econômico da cidade", analisou.

Para o presidente em exercício da Câmara, "crescer de maneira organizada é fundamental" e, para isso, é necessário "garantir que a indústria tenha espaço para exercer a sua atividade, gerando renda e emprego". Ainda segundo Acácio, a expansão proposta é viável pois Piracicaba conta com áreas aptas tanto para a indústria quanto para residências:

"Nós temos para onde crescer. Nós temos condições de crescer em habitações em diversas direções dentro da cidade. Temos empreendimentos imobiliários nos quatro cantos e conseguimos, sim, pelo tamanho da nossa cidade, reservar uma área para que a indústria exerça a sua atividade de maneira específica. Isso gera segurança, gera um melhor fluxo de logística, e cabe ao poder público garantir isso. Quando eu garanto isso para a indústria, de outro lado, eu estou garantindo aos empreendimentos imobiliários que eles também terão essa mesma garantia para si, de não ter uma indústria no seu portão, de não ter fluxo de caminhões, tráfego de carros pesados e barulho da indústria", concluiu o parlamentar.

A propositura, em breve, estará disponível para análise no sistema da Câmara e deve ser apreciada pelas comissões temáticas do Legislativo piracicabano. 

Vereadores Emprego e Renda Plano Diretor Acácio Godoy

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas