EM PIRACICABA (SP) 15 DE SETEMBRO DE 2023

Câmara reconhece legado de empresa de fundição nos 50 anos de fundação

Moção de aplausos 144/2023, do vereador Pedro Kawai (PSDB) destaca a trajetória da Fundiarte na diversidade de fabricação, com respaldo especial aos artistas




Toque na imagem para aumentar

Câmara reconhece legado de empresa de fundição nos 50 anos de fundação

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


A Câmara Municipal de Piracicaba concedeu a moção de aplausos 144/2023, do vereador Pedro Kawai (PSDB), para homenagear a empresa Fundiart pelos 50 anos de fundação. A entrega da comenda aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), nas dependências da empresa, localizada no distrito industrial Unileste.

Na oportunidade, o vereador Pedro Kawai enfatizou o papel da Câmara, em documento oficial, no reconhecimento de organizações, a exemplo da Fundiat, que eleva o nome de Piracicaba no cenário nacional e internacional dado à abrangência de seus produtos, principalmente no respaldo aos artistas na elaboração de suas produções.

Euclides Baraldi Libardi agradeceu o reconhecimento da homenagem e, discorreu sobre o papel da empresa perante estes 50 anos, sendo que a Fundiart ganhou notoriedade pelos relevantes serviços prestados. "Artistas dos mais diferentes lugares se dirigem a Piracicaba, onde acabam incorporando a cidade em seus currículos, devido ao apoio que podem contar na realização de seus trabalhos. A gente recebe a homenagem com muito orgulho", disse o empresário, que também enfatizou a participação de seu sócio, Luiz Alberto dos Santos.

Dedicação

O trabalhador Marco Antonio Delazeri, natural do Estado de Santa Catarina e, que há 16 anos está na empresa, atuando como polidor também registrou o seu agradecimento pela homenagem da Câmara. "É um privilégio trabalhar aqui, numa empresa que além da fabricação de produtos diversos também respalda os artistas em suas produções", considerou.

Gratidão e reverência

Na entrega da moção de aplausos, o vereador Pedro Kawai percorreu as dependências da empresa, na observação de obras prontas e também acompanhando o trabalho in-loco, onde vários artistas, a exemplo do cirurgião plástico Emilio Pigozzi, paulistano, que encontrou em Piracicaba um lugar seguro para a consolidação de suas esculturas, que fazem parte de seu hobby.

Pigozzi comentou um pouco sobre uma peça especial que prepara para presentear um amigo cirurgião, que ao suplantar as dificuldades decorrentes do parto de um neonatal, foi surpreendido quando chegou perto do berço e a criancinha com sua pequena mãozinha agarrou firme a ponta de um dos seus dedos, "denotando um gesto de agradecimento pela atuação do médico", ponderou Emilio.

Pigozzi também fez questão de registrar o quanto é grato por encontrar em Piracicaba uma empresa como a Fundiart, principalmente pelo profissionalismo e sensibilidade de Euclides Libardi, juntamente a seus colaboradores, "onde os mínimos detalhes das peças são garantia para se contemplar o lado artístico das produções", relatou.

Moção

Na propositura, Kawai faz um breve apanhado histórico da Fundiart, que iniciou sua atuação em 1973, tendo como sócio proprietários Euclides Baraldi Libardi e Luiz Alberto dos Santos.

Alguns dos projetos da Fundiart que marcaram épocas são esculturas para integrar acervos de museus e pinacotecas, como a peça ‘Portadora de Perfume’, de Victor Brecheret; a escultura ‘Três Graças de Lasar Segal’ para o museu Lasar Segal, escultura giratória de Maria Bonomi, que se encontra em frente ao Arquivo do Estado, dentre outras.

“A Fundiart tem condições de desenvolver projetos dentro dos materiais que ela trabalha para toda e qualquer tipo de obra. Ela tem no quadro de colaboradores artistas e artesões para atender diversos segmentos”, conclui o parlamentar.

Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas