
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Propositura que estava com prioridade de votação na 73ª Reunião Ordinária recebeu 15 votos contrários e dois favoráveis
Texto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2025 foi apreciado em segunda discussão
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O plenário da Câmara rejeitou, por 15 votos a 2, o projeto de lei 232/2024, que previa convênio entre o município e Marinha do Brasil para a fiscalização dos rios Piracicaba e Corumbataí. Apresentada pelo Executivo, a propositura integrou a Pauta da Ordem do Dia da 73ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta-feira (28).
O convênio visava a fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos em toda a extensão dos rios, além de demais córregos, lagos, lagoas e ribeirões que passam pela cidade.
O projeto recebeu duas emendas, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), além de cinco subemendas da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), que não chegaram a ser apreciadas em função da rejeição do texto original.
Na justificativa de votos, Paulo Campos (Podemos) disse que a eventual implantação da lei beneficiaria a “indústria da multa” e que o projeto implicaria em quem possui embarcações de pequeno porte.
Josef Borges (PP), que votou a favor do texto, disse que faltou um diálogo mais aprofundado. “O novo Executivo que está chegando pode trazer um novo projeto. É um tema fundamental, de vital importância para a sociedade”, declarou.
Para Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, o projeto é para onerar a sociedade: “Mataram milhões de peixe: silêncio total, não tem Cetesb, não tem MP (Ministério Público). O que precisa ser fiscalizado, não foi fiscalizado”, definiu.
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua, acredita que o Executivo não deveria ter enviado o projeto com urgência para a Câmara. “No mínimo discussão e tempo maior para analisar”, classificou, ao mencionar que conversou com pescadores e rancheiros e que o projeto iria afetar os pequenos.
Embora tenha definido o projeto como “interessante”, Rai de Almeida (PT) criticou a tramitação “a toque de caixa”. “Da forma como veio, é difícil”, declarou, ao mencionar que leu os termos do convênio encontrou muitas questões a serem discutidas.
LDO - Ainda na 73ª Reunião Ordinária, os parlamentares aprovaram em segunda discussão o PL 224/2024, que altera a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2025.
Em discussão única foram aprovados dois projetos de decreto legislativo para a concessão de honrarias, uma moção de aplausos e um requerimento para a concessão de voto de congratulações.
Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram um projeto de denominação de espaço público e o projeto de lei 211/2024, do Executivo, que visa ampliar a estrutura da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Em caráter de urgência foram aprovados três requerimentos e uma moção de apelo.
Ainda na pauta, foram adiados dois itens: por uma sessão, o vereador André Bandeira (PSDB) solicitou o adiamento da análise do veto do Executivo ao projeto de lei 133/2023, de sua autoria, que dispõe sobre o amparo psicológico para mães, pais ou tutores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); já o PL 67/2024, de autoria da vereadora Alessandra Bellucci (Avante), foi adiado por quatro sessões. O texto proíbe a realização de eventos e comércios que promovam doação de animais por meio de sorteios, brindes e rifas no município.
Ocuparam a Tribuna Popular os munícipes Gilberto Luiz Rossi Callegaro, sobre o Conselho do Orçamento Participativo, e Gisele Fabiane Tomaz, sobre o tema “Inviabilidade da execução de ciclovia no bairro Monte Alegre”. A entrega da moção 135/2024, de autoria do vereador Wagner Oliveira (PSD), o Wagnão, não ocorreu.
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral
Vereador pede intervenção da Prefeitura na região de Santa Teresinha
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba
Com moção de aplausos, Câmara saúda 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Em votação de requerimento, vereadores cobram explicações do Samu
Vereador encaminha demandas de escola municipal do bairro Vale do Sol
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme