
Vereador divulga datas do Orçamento Participativo e de inscrições para pilates
Projetos de leis complementares 1 e 2, do Executivo, serão apreciados pelo Legislativo nesta segunda-feira (6), às 10h
A Câmara Municipal de Piracicaba realiza nesta segunda-feira (6), a partir das 10h, a 1ª Reunião Extraordinária de 2025 com o objetivo de apreciar os projetos de leis complementares 1 e 2, encaminhados pelo prefeito Helio Zanatta (PSD) ao Legislativo na quinta-feira (2). As matérias tratam de reformas administrativas na Prefeitura e no Semae (Serviço Municipal Água e Esgoto).
O envio, de forma extraordinária, é justificado pelo chefe do Executivo para atender duas ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) que apontam irregularidades em cargos da Administração Municipal. O PLC 1 trata de mudanças no Semae e o PLC 2 é referente à estrutura da Prefeitura de Piracicaba.
De acordo om o Executivo, a reestruturação organizacional para a Prefeitura inclui a criação de novas pastas, resultante da unificação de outras já existentes, redução de cargos de agentes políticos, extinção de cargos comissionados e de funções gratificadas. É prevista a extinção de 252 cargos, sendo 213 comissionados e 39 funções gratificadas que, até o momento, permanecem sem preenchimento. Dessa forma, haverá uma redução geral de 25,40% nos cargos.
No Semae, detalha o Executivo, a reestruturação prevê a extinção de 87 cargos comissionados, a criação de 25 novos cargos comissionados e 26 funções de confiança, totalizando 51 cargos. A redução será de 41,38% nos cargos. A proposta levou em consideração as necessidades da autarquia e estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratado na gestão anterior.
A reunião extraordinária será transmitida pela TV Câmara, nos canais 11.3 em TV aberta (sinal digital), 4 da Claro/NET e 9 da Vivo/Fibra, com retransmissão nas redes sociais, no Youtube (TV Câmara Piracicaba) e Facebook (no perfil Câmara Municipal de Piracicaba).
Vereador divulga datas do Orçamento Participativo e de inscrições para pilates
Requerimento cobra reforço da sinalização de trânsito na travessa Dona Eugênia
Vereador visita escola municipal no bairro Santa Fé
Vereador destaca implantação de "faixa da direita livre" em via no município
Vereador solicita reforço na sinalização no cruzamento da Moraes com a Boa Morte
Entronização de Cristo no plenário marca retorno da Câmara pós-Estado Novo
Vereadora relata resgate de 70 animais e repudia ataques em redes sociais
Vereador questiona se ETAs têm geradores para operar durante quedas de energia
Vereador destaca envio de emendas e reforça atuação da segurança pública
Estrada PIR 270 recebe denominação oficial em homenagem a "Zé do Caixão"
Projeto sobre crédito adicional de R$ 6,4 milhões é aprovado em 2ª discussão
Câmara aprova atividades do Agosto Lilás e campanha Quebrando o Silêncio
Na Tribuna, vereadora comenta ações do Dia do Meio Ambiente
Projeto prevê sinal sonoro em ônibus para alertar sobre pontos de parada
Vereador defende serviço de atendimento para orientação previdenciária