EM PIRACICABA (SP) 21 DE OUTUBRO DE 2022

Câmara vai discutir requerimento sobre a extinção da Emdhap e Ipplap

São solicitadas cópias de recomendações do Tribunal de Contas que teriam embasado proposta de extinção dos órgãos; requerimento está na pauta da próxima reunião ordinária




Toque na imagem para aumentar

Câmara vai discutir, na 53ª reunião ordinária, 23 proposituras

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara Municipal de Piracicaba vota, na 53ª reunião ordinária, na próxima segunda-feira (24), o requerimento 747/2022, de autoria do vereador Pedro Kawai, que solicita do Poder Executivo o envio de documentos referentes à proposta de extinção da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) e do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba). O parlamentar requer cópias das recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado que teriam resultado na apresentação do projeto de lei nº 200/2022, que trata de uma reforma dos órgãos da administração direta e indireta.

Além da extinção da Emdhap e do Ipplap, o PL, de autoria do Poder Executivo, também trata da instituição da Semughet (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) e da Corregedoria Geral do Município, alterando o organograma e dispositivos constantes da Lei nº 3.339/91. O vereador justificou, no requerimento, que é necessário avaliar as recomendações e os apontamentos do Tribunal de Contas, que teriam apontado que os órgãos não atenderiam às exigências da Lei das Estatais e que precisariam se adequar legalmente, com a necessidade de possuir receitas próprias, o que teria embasado a proposta de reforma administrativa.

Outras proposituras – O requerimento é um dos seis constantes da Ordem do Dia da 53ª reunião ordinária, que conta, ao todo, com 23 proposituras. Os demais requerimentos tratam da realização de debate sobre a violência contra a mulher, de problemas de perturbação de sossego, de aplicação de multas e outras duas propostas de congratulações.

Também está na pauta, em redação final, um projeto de decreto legislativo sobre a realização de semana comemorativa; em discussão única um projeto de decreto legislativo para a realização de sessão solene; quatro moções de aplausos; o projeto de lei complementar 15/2022, que muda a base de cálculo da taxa de administração do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) e três projetos de lei de denominações de espaços públicos em segunda discussão.

Os vereadores ainda devem apreciar, em segundo turno de votação, o PL 154/2022, de autoria do vereador Gustavo Pompeo, que dispõe sobre a implantação de faixa exclusiva para motociclistas nos semáforos e o PL 162/2022, de autoria do Poder Executivo, que retira Piracicaba do Consórcio Intermunicipal da Hidrovia Tietê-Paraná. Em primeira discussão, serão votados quatro projetos de lei de denominação de espaços públicos, além do PL 179/2022, de autoria dos vereadores Rerlison Teixeira e André Bandeira, que dispõe sobre a adoção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no município.

Os trabalhos legislativos poderão ser acompanhados, ao vivo, a partir das 19h30, pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital e 9 da Vivo Fibra), pelo site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, pelos perfis no Facebook e no YouTube e pela Rádio Câmara Web. A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.

Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Ciro da Van Marco Bicheiro

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas