EM PIRACICABA (SP) 11 DE JUNHO DE 2024

Campanha "SOS Rio Grande do Sul” recebe voto de congratulações

Exército de Formiguinhas e Dioceses de Piracicaba receberam, nesta segunda (10), foram homenageados por campanha que arrecadou e destinou 1157 toneladas de doações ao RS




Toque na imagem para aumentar

Entrega dos votos de congratulações aconteceu em cerimonia de encerramento da campanha que arrecadou mais de 1157 toneladas de doações

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara Municipal de Piracicaba, por meio de voto de congratulações proposto e entregue pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), homenageou na tarde desta segunda-feira (10) o projeto social Exército de Formiguinhas e a Diocese de Piracicaba pela realização da campanha “SOS Rio Grande do Sul”, que arrecadou e distribuiu para as vítimas das enchentes no sul do país 1.157 toneladas de doações.

A entrega da honraria aconteceu no auditório “Frei Evaristo de Santa Úrsula”, na Cúria Diocesana de Piracicaba, durante cerimônia para celebrar e agradecer a participação de pessoas e entidades que se mobilizaram ao longo de 35 dias para viabilizar a destinação de 37 carretas para o Rio Grande do Sul. 

“É um prazer muito grande estar aqui hoje neste momento de agradecimento mas, acima de tudo, de reconhecimento, tanto à Diocese quanto ao Exército de Formiguinhas, que se uniram e formaram um grande ‘formigueiro’ para ajudar o próximo. Tenho plena convicção que esse é o nosso papel como ser humano de, na hora da dificuldade, na hora da adversidade, nos abraçarmos, caminharmos juntos  e ajudarmos a quem precisa”, disse Pedro Kawai ao entregar os quadros alusivos à homenagem a representantes das entidades. 

Débora Ferraz, líder do Projeto Exército de Formiguinhas, agradeceu o empenho de todas as pessoas que se mobilizaram, nas 15 cidades abrangidas pela Diocese, em prol das vítimas gaúchas. 

“Nossos anjos formiguinhas, cada voluntário, cada doador, cada pessoa que compartilhou essa emoção são exemplos vivos de Deus em ação. São as pequenas atitudes e os pequenos gestos que se somam e formam uma corrente inquebrantável de solidariedade, assim como as formigas que trabalham incansavelmente. Nós também, com muito amor e fé, conseguimos realizar algo extraordinário. Hoje, celebramos não apenas as doações enviadas, mas também a união de um povo movido pelo amor ao próximo. Celebramos a generosidade que não conhece barreiras, a solidariedade que transcende fronteiras, e a fé, que nos fortalece em todos os momentos”, disse. 

Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo da Diocese de Piracicaba, também destacou o papel das redes sociais como catalisadoras em prol da campanha, como meios que viabilizaram a ação àqueles que queriam mas não sabiam como ajudar. 

“Nós começamos a campanha na sexta-feira, dia 3 de maio, nas redes sociais, e começamos a divulgar também nas paróquias. As pessoas começaram a multiplicar aquilo que estavam lendo, ouvindo e vendo nos vídeos publicados nas redes sociais. Isso foi se multiplicando. E o interessante é que algumas pessoas não só multiplicaram, mas também fizeram a sua parte para começarem campanhas. Muitas pessoas também abriram seus estabelecimentos comerciais para serem pontos de arrecadação, antes até de se propor que organismos de ordem estadual e federal fossem pontos de arrecadação. A sociedade civil já havia se mobilizado para isso. E nós começamos a ver essa campanha crescer”, falou o Bispo.

Ele ainda classificou como “impressionante” os número atingidos pela campanha e disse: “Este pátio, hoje cheio de carros, estava cheio de doações e de pessoas trabalhando. É importante falar das doações, mas é muito importante falar das pessoas que trabalharam para isso, porque nós não teríamos conseguido essa movimentação, não conseguiríamos encaminhar essas doações se não fosse esse trabalhos dos voluntários que apareceram de todos os lugares. A gente pode ter boa vontade, iniciativa, pode ter espaço, mas se o espaço não for usado, se não for movimentado, a gente não vai ter nada. Isso é uma prova da capacidade de organização que nós temos”.

“Esse voto de congratulações é uma forma de reconhecimento e agradecimento da Câmara, um documento oficial da Casa, em nome dos 23 vereadores e de toda a cidade - afinal de contas, nós, vereadores, representamos os mais de 400 mil habitantes de Piracicaba. Esse voto busca reconhecer, agradecer e motivar cada vez mais momentos como esse, de união e de força, capazes de transformar a cidade em um formigueiro, como foi”, concluiu Pedro Kawai, autor do requerimento 694/2024, que concedeu as homenagens.

Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas