
Empresa de automação e máquinas industriais completa 40 anos e é homenageada
Iniciativa de homenagear médico veterinário é do vereador Laércio Trevisan Jr.
Familiares do homenageado acompanharam cerimônia no Parque Jupiá
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A tarde desta quarta-feira (20) foi marcada pela cerimônia de denominação oficial do Canil Municipal de Piracicaba como Antonio de Oliveira Lobão, em homenagem ao médico veterinário falecido em 2011. A escolha do nome para o espaço veio do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), autor do projeto de lei 121/2012.
A cerimônia na rua dos Mandis, no Jardim Parque Jupia, foi acompanhada pela esposa de Lobão, Vera Maria Chaves de Azevedo, pelos filhos Antonio Carlos, Ângela, Teresa Cristina e Roberto, cabendo a este último as declarações, em nome da família. Emocionado, Roberto disse lhe faltar palavras para descrever as qualidades do patriarca. "É um momento de agradecimento e preciso lembrar da importância também de minha mãe, que com ele conviveu por mais de cinco décadas", disse ele, para, na sequência, agradecer a Trevisan Jr pela escolha da denominação.
Ao comentar as motivações para a homenagem, o vereador Laércio Trevisan Jr. disse que conheceu a família do médico veterinário na juventude. "É, para mim, uma satisfação poder denominar este espaço, pois Lobão era uma pessoa dedicada aos animais e aos profissionais veterinários", disse o parlamentar.
Para o prefeito Barjas Negri (PSDB), a escolha do nome é uma forma de reconhecer o empenho dos que atuam no Canil Municipal. "É um órgão público que tem profissionais da melhor qualidade, que se dedicam 24 horas por dia para atender bem."
O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão, esteve no local para prestigiar a homenagem e definiu Trevisan Jr. como "um defensor público da causa animal".
Também presentes na cerimônia estiveram o secretário de Esportes e Saúde, Pedro Mello; o secretário adjunto de Saúde, Luis Fernando Barbosa; o procurador geral do município, Milton Sérgio Bissoli; a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliane de Carvalho; e o médico veterinário responsável pelo Canil, Paulo Roberto Lara.
O PROFISSIONAL -- Mineiro de São João Nepomuceno, Lobão cursou a Escola Superior de Veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Em 1960, passou a exercer a profissão no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, onde ocupou, em diferentes ocasiões, o cargo de diretor de divisão técnica.
Na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), defendeu dissertação de mestrado a partir de trabalho pioneiro no Brasil, de uso de radioisótopos e técnicas nucleares em estudos de metabolismo mineral em animais de produção.
Por 10 anos, atuou no Cena/USP (Centro de Energia Nuclear da Agricultura), como chefe da Divisão de Ciências Animais. Encerrou as atividades como pesquisador científico em 1987 para exercer a profissão em clínica veterinária.
Lobão tornou-se homeopata pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (Ibehe), em 1996. Em Piracicaba, fundou o Instituto de Homeopatia Samuel Hahnemann e o Cesaho (Centro de Estudos Avançados em Homeopatia).
Seu trabalho como homeopata lhe rendeu homenagens da Câmara de Vereadores de São Paulo, em 2009, em reconhecimento à dedicação e defesa das práticas alternativas e complementares de saúde.
A Câmara de Vereadores de Piracicaba também reconheceu o empenho do profissional, que recebeu, em 2011, o Título de Médico Veterinário Padrão.
Lobão morreu em 11 de outubro de 2011.
Empresa de automação e máquinas industriais completa 40 anos e é homenageada
Vereador cobra providências para atendimento de hemodiálise na cidade
Projeto altera nomenclatura para homenagem a policiais penais
Vereador destaca os 75 anos do Sindicato dos Contabilistas
Em requerimento, vereador questiona fechamento de escola municipal
Câmara parabeniza associação esportiva pelos 20 anos de história em Piracicaba
Câmara enaltece o legado do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Postão, no Centro, precisa de manutenção, diz vereador em requerimento
Vereador questiona detalhes sobre viaturas e armamentos destinados à GCM
Câmara celebra os 70 anos do Lions Clube de Piracicaba Centro
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos